BERTA CABRAL DEFENDE SUSTENTABILIDADE E GESTÃO ESTRATÉGICA NO TURISMO DOS AÇORES

A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores, Berta Cabral, destacou, na última quinta-feira, a centralidade da sustentabilidade na estratégia turística do arquipélago durante a 18ª Conferência do Turismo do IPDT, realizada em Vila Nova de Gaia.

No painel “Gestão Eficiente dos Destinos Turísticos”, Berta Cabral apresentou a abordagem adotada pelos Açores no âmbito do Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores (PEMTA 2030). A governante sublinhou que o plano “segue as melhores práticas técnicas, coloca a sustentabilidade no centro das decisões e envolve ativamente a comunidade, através de iniciativas como as Green Teams e a Cartilha de Sustentabilidade dos Açores”.

RESULTADOS E RECONHECIMENTO

Berta Cabral apontou como exemplos concretos de gestão sustentável a implementação de medidas para regular fluxos turísticos, como os sistemas de visitação na Montanha do Pico, no Ilhéu de Vila Franca do Campo e, mais recentemente, no Vulcão do Fogo, onde foi introduzido um serviço de shuttle para disciplinar acessos e melhorar a experiência dos visitantes.

A governante realçou ainda os reconhecimentos internacionais que os Açores têm alcançado, incluindo o Nível Ouro da certificação como “Destino Sustentável” e os prémios de Melhor Destino de Turismo de Aventura do Mundo e da Europa.

“O turismo nos Açores está a crescer de forma sustentada, gerando valor acima do crescimento das dormidas. Estamos longe de enfrentar situações de ‘overtourism’, e o nosso modelo tem-se mostrado acertado”, afirmou Berta Cabral.

ECONOMIA

O turismo representa atualmente 20% do Valor Acrescentado Bruto (VAB), 17% do emprego e 17% do PIB dos Açores. Para a secretária regional, o impacto positivo vai além do setor, contribuindo para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das populações locais.

CONFERÊNCIA

O evento, promovido pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT), abordou estratégias para o turismo nacional sob o tema “Turismo em Portugal: Estratégias para Liderar em 2025”. Além de apresentações práticas, incluiu análises conduzidas por especialistas e culminou no lançamento do Anuário do Turismo 2025.

Com a participação de especialistas e do Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, o encontro reforçou o papel dos Açores como exemplo de gestão eficiente e sustentável no turismo nacional.

© GRA | PE