NOVO ANO, NOVA VIDA…

Aqui pela nossa Praia da Vitória, parece que este presságio, é mesmo para levar a sério! O tempo urge, porque as promessas escapam e, recompor do triplo descanso, poderá ser fastidioso, mas é obrigatório…

Celebrou-se com alegria a entrada do novo ano com o, antes, tradicional fogo de artifício. Mandaram-se construir 10 lindas barraquinhas, para dar mais vida à Praça Francisco Ornelas da Câmara e, também proporcionar às várias instituições culturais do Concelho, a oportunidade de arrecadarem alguns vinténs para a sua sustentabilidade, em algumas delas, quase desesperante. Infelizmente o tempo não ajudou e, diz-se ainda, que a coordenação e cedência para os interessados, não foi a mais adequada… o que pelos vistos também contribuiu para o seu encerramento antecipado!

Falta de experiência e, quiçá do já mencionado triplo descanso! Pois enquanto se descansa nem se pensa, dificilmente se aprende alguma coisa…

Mas isto agora é a sério! Aquelas letras grandes e bem salientes junto à Santa do Facho, provam o inefável propósito de que a “Praia da Vitória”, vai conseguir este ano a verdadeira VITÓRIA, tão almejada pelos praienses e restantes habitantes deste Concelho. Nemésio na rotunda do tribunal até se vai rir de quem já não acreditava de que a VITÓRIA seria consagrada neste ano 2025…

Tinha uma Tia que celebrava o seu aniversário no dia 28 de Fevereiro. Dizia ela, que tinha pena de não ter nascido um dia mais tarde. Assim, só os celebrava de quatro em quatro anos…

Acho que ela não pensava, que nesse caso, a festa teria de ser mais rija. Logo, mais dispendiosa e trabalhosa! Nesse tempo, não existia a conjugação metafórica das autarquias, para que ela pudesse fazer um juízo acertado…

Novo ano, nova vida, também para os partidos! Há que arregaçar as mangas, porque este ano é de colheita e, se a sementeira não for bem feita, não será profícua…

Já se constroem as listas, escolhendo os candidatos mais influentes na sua área, pois candidato que não ganha votos, é como a semente atirada à terra e que não dá grão…

Pelos cafés, cantos das ruas e redes sociais (embora caladamente…) já se comentam os hipotéticos candidatos, valorizando os seus talentos, ou salientando as suas fraquezas… Surgindo várias vezes a pergunta ou a dúvida, de qual a escolha a fazer para se votar…

A coligação mantem-se firme, com o propósito de continuar. Enquanto isso, a oposição através do Partido Socialista, vai fazendo o trabalho de casa, na expetativa de voltar ao palacete, onde permaneceu sem alternância durante 16 anos. Mas, será que o “Movimento dos Independentes” vai voltar a concorrer e trocar-nos as voltas? Essa é uma pergunta que decerto está a martelar na cabeça de muita boa gente… Pois se desta vez ganham um vereador, podem ser o tal fiel da balança, que o povo já se apercebeu, está sendo preciso, para colocarem alguma ordem na casa onde todos brigam e ninguém tem razão…

Tinha mais umas coisas para dizer, mas vou guarda-las para outra ocasião. Já me foi afirmado por alguns leitores, que quando se escreve demais, quebra a vontade de ler até ao fim…

POR ESTA NOSSA PRAIA

Estarei presente, para aquilo que for…

Votos de um bom ano 2025.

Fernando Mendonça

Deixe um comentário