CÂMARA DA HORTA INICIA TERCEIRA EDIÇÃO DO PROJETO “PARTICIPAÇÃO CÍVICA – O PODER LOCAL” COM FOCO NO 2º CICLO DO ENSINO BÁSICO

A Câmara Municipal da Horta (CMH) deu início, na passada segunda-feira, à terceira edição do projeto educativo “Participação Cívica – O Poder Local”, direcionado este ano letivo para os alunos do 2º ciclo do ensino básico. A iniciativa, que visa aproximar os jovens do funcionamento das autarquias e promover a educação cívica, teve a sua estreia com a visita da Turma A do 6º ano da Escola Básica António José de Ávila aos Paços do Município.

Os alunos foram recebidos pelo Presidente da Câmara, Carlos Ferreira, pela Vereadora Maria Antónia Dutra, e pelo Presidente da Junta de Freguesia da Matriz. Segundo o autarca, a grande novidade desta edição é a participação ativa dos Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, enriquecendo a experiência das crianças com uma perspetiva mais ampla sobre o papel das diferentes entidades do Poder Local.

 “A par de novos jogos e desafios, a grande novidade deste ano é a participação dos Presidentes das nossas Juntas de Freguesia”, disse, citado em nota de imprensa, Carlos Ferreira. O projeto inclui atividades lúdicas e visitas guiadas, permitindo aos alunos explorar o edifício municipal e aprender, de forma interativa, sobre o funcionamento da autarquia.

O Presidente destacou o impacto do projeto no desenvolvimento das novas gerações, afirmando: “Este projeto reflete o compromisso do Município da Horta em investir na educação cívica desde a infância, preparando as novas gerações para desempenharem um papel ativo na sociedade”. Ferreira também mencionou que o sucesso da iniciativa foi reconhecido nacionalmente com o “Prémio de Excelência Autárquica”, promovido pela Cidade Social.

Nas edições anteriores, o projeto alcançou um total de 786 crianças, abrangendo, na primeira edição, 8 turmas de jardins de infância, e, no ano passado, 623 crianças do 1º ciclo do ensino básico das escolas públicas e privadas do concelho.

“Atendendo a que o projeto se tem mostrado um sucesso, o executivo municipal dá continuidade à iniciativa, estendendo-a agora às turmas dos 5ºs e 6º anos”, concluiu o edil.

© CMH | Foto: CMH | PE