
O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, elogiou na terça-feira o “trabalho incansável” da Associação Seniores de São Miguel, que, através do projeto “Zero Desperdício”, tem levado apoio fundamental a famílias, pessoas sem-abrigo e instituições em São Miguel. Durante uma visita ao centro de tratamento e higienização do programa, em Ponta Delgada, Luís Garcia destacou a dedicação dos 66 voluntários envolvidos, que têm sido pilares essenciais nesta iniciativa solidária.
“Com o apoio a 121 famílias, 55 pessoas sem-abrigo e 15 instituições, este projeto é um exemplo inspirador de como a solidariedade e o compromisso podem combater a fome e o desperdício alimentar, transformando vidas”, afirmou Luís Garcia citado em nota de imprensa.
O Presidente do Parlamento açoriano sublinhou a capacidade de inovação da associação em enfrentar o desafio do desperdício alimentar, conseguindo mobilizar uma ampla rede de colaboração que inclui doadores anónimos, grandes superfícies comerciais, empresas e instituições. Segundo Luís Garcia, esta cooperação é fundamental para combater o desperdício alimentar e, simultaneamente, aliviar a insegurança alimentar na região.
Luís Garcia considerou o Zero Desperdício um modelo que pode ser replicado em outras ilhas do arquipélago, sugerindo que iniciativas semelhantes sejam criadas para ampliar o impacto positivo em toda a Região. “Este projeto pode servir como modelo para outras comunidades e inspirar a criação de novas iniciativas que promovam a construção de uma sociedade mais justa e solidária”, afirmou, destacando o papel central dos voluntários e doadores no sucesso da iniciativa.
A visita do Presidente ao centro de operações do projeto reforçou o reconhecimento oficial da importância de programas como o “Zero Desperdício”, que combinam inovação, solidariedade e compromisso social para enfrentar problemas urgentes como a fome e o desperdício de recursos.
© ALRAA | Foto: ALRAA | PE
