APRESENTAÇÃO EM ANGRA DO HEORÍSMO DO GUIA PRÁTICO DA FLORA E FAUNA MARINA DOS AÇORES

O Guia Prático da Flora e Fauna Marinha dos Açores / Field Guide of Azorean Marine Flora and Fauna será lançado no próximo dia 10 de janeiro, às 20:00 horas, na sede da Associação “Os Montanheiros”, em Angra do Heroísmo. A obra destaca a riqueza única dos ecossistemas marinhos açorianos, que abrigam mais de 3640 espécies catalogadas no Portal da Biodiversidade dos Açores, incluindo 109 endémicas da região.

O guia, bilíngue (Português e Inglês) e ricamente ilustrado com fotografias de alta qualidade, oferece descrições detalhadas de 1 cianobactéria, 1 cocolitóforo, 23 macroalgas e 148 espécies animais, incluindo invertebrados, peixes, aves, répteis e mamíferos. Além disso, contém informações sobre a distribuição, morfologia, ecologia e estado de conservação das espécies, tornando-o uma ferramenta acessível para o público geral e especialistas.

A publicação marca o encerramento de uma coleção de quatro guias da natureza insular do Atlântico Norte, organizada pelo Instituto Açoriano de Cultura. A coleção também inclui volumes sobre fauna terrestre (2019 e 2023), flora terrestre (2022 e 2024) e geodiversidade açoriana (2023). Esses guias têm como objetivo divulgar a biodiversidade e facilitar a identificação das espécies mais representativas dos Açores, além de atender ao crescente interesse pelo turismo de natureza.

Este quarto volume é dedicado à Professora Ana Isabel Neto, da Universidade dos Açores, falecida em 2021, e representa um tributo ao seu trabalho. A obra foi coordenada pelos especialistas Ana C. Costa, Filipe Porteiro, Gui M. Menezes e João Pedro Barreiros, com o apoio de uma ampla equipa de colaboradores que participaram na redação, fotografia e edição.

Com o selo de qualidade do Instituto Açoriano de Cultura, o guia contou com o apoio da Secretaria Regional do Mar e das Pescas – Direção Regional das Pescas, da Associação “Os Montanheiros” e da Fundação Gaspar Frutuoso. Segundo o IAC, esta edição visa não apenas preservar o património natural das nove ilhas açorianas, mas também inspirar o uso sustentável dos recursos marinhos e promover a sensibilização ambiental.

© IAC | Imagem: IAC | PE