ACAPO E LIONS CLUBE DE SÃO MIGUEL CELEBRAM 200 ANOS DA LINGUAGEM BRAILLE EM EVENTO NA RIBEIRA GRANDE

A Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), em parceria com o Lions Clube de São Miguel, assinalou o 200.º aniversário da criação da linguagem Braille, sistema que transformou a comunicação e a autonomia das pessoas com deficiência visual.

O evento teve lugar na Escola Professor Ruy Galvão de Carvalho, em Rabo de Peixe, e contou com a presença do secretário da vereação da Câmara Municipal da Ribeira Grande, André Pontes, que representou a autarquia na celebração realizada no Dia Mundial do Braille, a 04 de janeiro.

Durante a sessão, destacou-se o legado de Louis Braille, o jovem inventor que, após perder a visão aos cinco anos, desenvolveu aos 15 anos um sistema de leitura e escrita baseado em pontos em alto-relevo, permitindo às pessoas cegas o acesso à educação e à informação.

À margem da cerimónia, e de acordo com nota do município ribeiragrandense, André Pontes sublinhou a relevância do Braille na promoção da inclusão e autonomia. “A linguagem Braille, além de garantir o acesso à educação e à informação, permite maior inclusão e autonomia às pessoas cegas ou com baixa visão. Por isso, é com enorme gosto que marcamos presença nesta sessão comemorativa, que destaca também a importância da inclusão de todos na sociedade, ao exemplo do papel que é desempenhado pela Câmara Municipal da Ribeira Grande, nos vários projetos de inclusão que conduz e que apoia”, afirmou.

A comemoração contou também com a participação do presidente do Conselho Executivo da Escola Ruy Galvão de Carvalho, além de representantes do Lions Clube na ilha de São Miguel. O evento reforçou a importância de iniciativas que promovam a igualdade de oportunidades e a integração plena de pessoas com deficiência visual na sociedade.

DIA MUNIDAL DO BRAILLE

O Dia Mundial do Braille celebra-se anualmente a 04 de janeiro. A data foi instituída em 2019 pela Organização das Nações Unidas (ONU), durante a sua 73.ª Assembleia Geral, como uma forma de destacar a importância do Braille na realização dos direitos humanos para pessoas cegas ou com baixa visão.

O Dia Mundial do Braille destina-se a: Promover a inclusão – Sensibilizar a sociedade para a importância do Braille como meio de acesso à educação, informação, cultura e autonomia das pessoas com deficiência visual; Destacar os direitos das pessoas com deficiência visual – Reforçar o compromisso global com os princípios da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que reconhece a necessidade de garantir igualdade de acesso a oportunidades e participação plena na sociedade; Comemorar o legado de Louis Braille – Homenagear o inventor do sistema Braille, criado em 1824, quando ele tinha apenas 15 anos, proporcionando uma ferramenta essencial para a leitura e escrita.

A escolha de 04 de janeiro deve-se ao aniversário de nascimento de Louis Braille, em 1809.

© CMRG | Foto: CMRG | PE