
Dois novos minibuses elétricos começaram a operar segunda-feira, 06 de janeiro de 2025, no centro histórico de Ponta Delgada, com o objetivo de oferecer transporte gratuito e acessível a pessoas com mobilidade reduzida, idosos e grávidas. A iniciativa visa facilitar deslocações rápidas e cómodas dentro da cidade, contribuindo para a mobilidade sustentável e inclusiva.
De acordo com nota da autarquia, os veículos funcionarão em regime de shuttle, circulando por um trajeto que inclui locais como as ruas Conselheiro Luís Bettencourt e de Santa Luzia, as Portas da Cidade, o Largo da Matriz, as ruas da Misericórdia e José Bruno Tavares Carreiro, e a Avenida Infante D. Henrique. O serviço estará disponível de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 16h00, e aos sábados, das 9h00 às 13h00.
Além desta medida, a Câmara Municipal de Ponta Delgada anunciou, na referida nota de imprensa, a criação de quatro lugares de estacionamento destinados a condutores com mobilidade reduzida e novas áreas para estacionamento de motociclos e bicicletas no centro histórico, reforçando a aposta na acessibilidade.
A introdução dos dois novos minibuses elétricos soma-se a outras iniciativas voltadas à mobilidade sustentável e inclusão no município, como a gratuidade da rede minibus para estudantes e cidadãos com 65 anos ou mais.
A autarquia prevê, em 2026, expandir as opções de transporte público, incluindo novas linhas e um circuito de ligação entre os parques de estacionamento públicos e a baixa citadina.
© CMPD | Foto: CMPD | PE
