
A Representação Parlamentar do PAN/Açores solicitou ao Governo Regional informações atualizadas sobre o progresso das campanhas de vacinação contra o vírus do papiloma humano (HPV) e do rastreio do cancro do pulmão, iniciativas propostas pelo partido e aprovadas na Assembleia Legislativa em 2023.
Citado em nota de imprensa, o deputado Pedro Neves sublinhou a importância de erradicar o HPV por meio da vacinação integral da população-alvo nos Açores, destacando que o vírus é responsável por praticamente todas as lesões pré-oncológicas que podem evoluir para diferentes tipos de cancro, como o do colo do útero. Nesse sentido, alcançar uma cobertura de 100% na vacinação e reforçar o rastreio do cancro do colo do útero são prioridades, especialmente considerando os dados recentes da auditoria do Tribunal de Contas divulgados na última segunda-feira.
Além disso, o PAN/Açores busca informações sobre a implementação do rastreio do cancro do pulmão, aprovado em meados de 2023, e considera essencial garantir a deteção precoce da doença, que continua a ser uma das principais causas de mortalidade na Região.
Pedro Neves reafirmou o compromisso do partido com a saúde e o bem-estar da população açoriana, reclamando ações concretas do Governo Regional para cumprir as resoluções aprovadas.
“É fundamental que o Governo nos forneça uma atualização clara sobre o avanço das ações propostas, bem como os recursos alocados e as estratégias adotadas. A saúde da população açoriana deve constituir prioridade, e é nosso dever assegurar que as promessas se traduzam em ações concretas, valorizando a prevenção enquanto estratégia eficaz de combate a doenças oncológicas”, afirmou o parlamentar, citado na referida nota.
Para o PAN estas resoluções representam o compromisso do partido em promover políticas de saúde preventiva e garantir que a Região avance no combate às doenças oncológicas, assegurando qualidade de vida para os açorianos.
© PAN/A | Foto: PAN/A | PE
