DIGNIFICAR O TRABALHO, É IMPERIOSO!

O trabalho, seja de que tipo for, só dignifica o ser humano, sendo ele homem ou mulher!

Antigamente os trabalhos mais árduos eram atribuídos ao homem, nomeadamente os do campo, enquanto a mulher se encarregava dos afazeres da casa. No entanto, não era raro, ver as mulheres trabalhando na terra, principalmente na altura das colheitas!

Com o desenrolar dos tempos, as mulheres foram estudar, começaram a competir nos empregos e foram criando assim a sua autonomia, sem precisarem de se sujeitar, ao por vezes abuso do sexo oposto… Com isso, os trabalhos de braços, ou mais forçados, voltaram a ser na sua maioria feitos pelo homem!

Entretanto o mundo evolui e, nos próprios países mais desenvolvidos, tais como América Ou Canadá, começam-se a ver mulheres recolhendo o lixo ou varrendo as ruas, contribuindo assim, ainda mais, para as igualdades sociais!  

Nesta minha concha, chamada de Ilha, começam também os serviços públicos a recrutar mulheres para as referidas tarefas mais pesadas. Não foi há muitos anos que surgiu pela primeira vez na nossa cidade, uma mulher ajudando a recolher o lixo! Daí por diante surgiram outras mais, e hoje em dia, acabou por se tornar frequente.

Fiz todo este relato, para vos partilhar o meu testemunho sobre uma moça, que na recusa do sexo oposto… aceitou ganhar o dia na jardinagem! Disse-me que gosta de o fazer, e que se sente honrada por ter um trabalho honesto! Vai deixar de depender do RSI e ganhar a sua liberdade e independência económica…

São gestos destes, que me fazem pensar que o ser humano é quase sempre recetivo às oportunidades, desde que estas lhe sejam dadas. Para isso, dignificar o trabalho, é imperioso!

Fernando Mendonça

Deixe um comentário