APROVADA CANDIDATURA AO AÇORES 2030 PARA REQUALIFICAÇÃO DA EB1/JI DA VILA NOVA

A empreitada de requalificação da Escola B1/JI da Vila Nova deve iniciar-se no primeiro semestre de 2025, conforme informação da Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, na sequência da aprovação da candidatura da Autarquia ao programa Açores 2030.

Segundo Vânia Ferreira, a intervenção está orçada em 301 mil euros, sendo cofinanciada em 85% pelos fundos comunitários.

“É uma intervenção vai colmatar as deficiências e patologias infraestruturais, com impacto direto na melhoria e qualificação das condições do ensino para a comunidade educativa local. É uma obra que porá fim a anos de utilização de uma estrutura com diversas deficiências, melhorando significativamente o nosso parque escolar e, através dela, concretizando a nossa estratégia de reforço do ecossistema de ensino e educação no Concelho da Praia da Vitória”, sublinha a autarca.

A empreitada inclui intervenções nas coberturas e nas redes pluviais, a substituição de pisos interiores (sobretudo nas salas de aula), a substituição das caixilharias exteriores, a qualificação da rede elétrica e a qualificação das instalações sanitárias.

Abrange também a criação de novas áreas de arrumos, a cobertura do acesso exterior entre a escola e o ginásio, a construção de acessos para crianças e pessoas com mobilidade reduzida e a melhoria dos pátios exteriores.

A EB1/JI da Vila Nova serve mais de seis dezenas de alunos, número que tem vindo a aumentar nos últimos anos.

Esta candidatura ao Açores 2030-Programa Regional Açores 2021-2027, promovida pela Câmara Municipal da Praia da Vitória, insere-se na Operação ACORES2030-FEDER-01190000, destinada a operações de requalificação de infraestruturas do sistema educativo, tendo como objetivo estratégico uma Europa Mais Social.

O Açores 2030-Programa Regional Açores 2021-2027 é um programa financiado pelos Fundos Europeus FEDER e FS+, para o período 2021-2027, que contempla diversas vertentes das políticas públicas definidas pela União Europeia, orientadas para o crescimento económico inteligente, o fomento do emprego qualificado, a coesão social, a mobilidade enquanto pilar da coesão económica e social, a sustentabilidade ambiental e a resiliência às alterações climáticas e a digitalização e proximidade da administração pública.

© GC-MPV | Foto: GC-MPV | PE