
A Assembleia Municipal de Vila do Porto aprovou segunda-feira, 16, por maioria, o Orçamento Camarário para 2025, que ascende a 11,5 milhões de euros. Em nota de Imprensa, a presidente do município congratula-se com esta aprovação.
Citada na referida nota, Barbara Chaves saliente que o valor do orçamento municipal apresenta um crescimento de 8% relativamente ao ano anterior, com um enfoque especial nas áreas: água, viação rural e urbana, educação e habitação.
Ao nível do setor da Água, a presidente destaca a construção de um furo para captação de água na freguesia de Santo Espírito com um montante previsto de 570 mil euros e a construção de reservatório de água no lugar do aeroporto, com um valor previsto de 500 mil euros, para além da contínua melhoria na reabilitação da rede de águas do concelho.
A edil realça ainda a requalificação dos edifícios escolares propriedade do Município, com um montante previsto de 450 mil euros e a requalificação da rede viária em todas as freguesias do concelho com um montante previsto de 700 mil euros. Em ambos os casos, este valor apresenta um aumento significativo ao do ano anterior, por serem áreas profundamente importantes e com projetos que necessitam de ter a sua continuidade em 2025.
No que diz respeito à habitação, Bárbara Chaves sublinha que serão levados a cabo investimentos no âmbito do 1º Direito, bem como na Habitação Degrada, prevendo um montante de 2,8M€, indo ao encontro da Estratégia Local de Habitação do Município.
Destaque também para um investimento no valor de 1,2 M€ que se traduzem em incentivos diretos às famílias, através da atribuição de bolsas do ensino superior, do apoio à aquisição de medicamentos, da aquisição de equipamentos para ajudas técnicas e infância, do apoio aos alunos do 1º ciclo e do apoio à natalidade. Deste valor, a frisar ainda o apoio às Associações sem fins lucrativos, através do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo, estando a autarquia ao lado dos vários promotores de atividades de relevância para a ilha de Santa Maria.
A par de todas estas prioridades, em 2025, o Executivo Municipal dará continuidade a projetos e ações em curso ao nível da proteção civil, da recolha seletiva de resíduos porta a porta, do saneamento e da gestão do ordenamento do território.
A promoção turística em feiras e revista da especialidade, as festividades tradicionais do Concelho, a Feira do Livro e a agenda “Cultura em Movimento” são outras das ações a manter.
“Acredito que este é mais um bom orçamento que continua a investir nas pessoas e nas associações, reforçando o papel indiscutível do poder local no apoio prestado à sua comunidade”, sublinha a presidente da autarquia.
Segundo Bárbara Chaves, “é esta política de proximidade que pugnamos e que continuaremos a levar a cabo, conhecendo as necessidades e respondendo aos anseios de cada munícipe”.
© CMVP | Foto: CMVP | PE
