PRAIA DA VITÓRIA DISTINGUIDA COMO “MUNICÍPIO MAIS AZUL” DOS AÇORES PELO SEGUNDO ANO CONSECUTIVO

O Município da Praia da Vitória foi distinguido, pelo segundo ano consecutivo, com o prémio “Município Mais Azul” dos Açores, resultante do trabalho desenvolvido no âmbito das ações de educação ambiental do Programa Bandeira Azul, atribuído pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação – ABAAE e Agência Portuguesa do Ambiente – APA.

Para o Vice-Presidente da Câmara Municipal, Ricky Baptista, este galardão “é motivo de orgulho para os praienses e também símbolo do empenho, profissionalismo e qualidade do trabalho que é feito em prol do meio-ambiente”, num “esforço exigente e permanente que levou a que a Praia da Vitória se destacasse, novamente, a nível regional”.

O autarca enumerou ainda que foram levadas a cabo “dez atividades de sensibilização ambiental, divididas em quatro tipologias”, com grande enfoque para os assuntos ligados ao mar, “alertando-se para a necessidade de mudança de comportamentos na utilização de plásticos para proteger os ecossistemas marinhos, as dunas e as praias”.

“Da parte da Câmara Municipal, foi pensada uma estratégia que pudesse chegar a uma grande parte da população. Ao todo foram abrangidos cerca de 1100 participantes, num período de 15 de junho a 15 de setembro, ou seja, durante o decorrer da própria época balnear. Entendemos que, dado que é este o período em que há maior afluência nas nossas zonas balneares, é também o momento mais apropriado para se incentivarem ações que levem à sua proteção, garantindo-se a qualidade e atratividade das nossas zonas balneares”, sublinhou Ricky Baptista.

O prémio, criado em 2016, procura incentivar à melhoria das atividades de educação ambiental e estimular uma competição saudável entre os promotores de candidaturas ao programa Bandeira Azul, sendo distinguidos, em cada região, os municípios que obtêm melhor pontuação nas atividades de educação ambiental.

© GC-MPV | Foto: GC-MPV | PE