
O Orçamento da Câmara Municipal da Horta para 2025 foi, na última semana, aprovado por maioria em reunião de Câmara realizada para debate e votação dos documentos previsionais do Município para o próximo ano, anunciou a Câmara em conferência de imprensa.
O Orçamento Global tem um valor de 30.711.332€. Para os investimentos previstos nas Grandes Opções do Plano, estão alocados 23.168.952€.
“Este é um orçamento a pensar nas Pessoas. As Pessoas são e serão sempre o centro da governação municipal, pois foi esse o compromisso que assumimos com os faialenses”, reiterou o Presidente da Câmara Municipal da Horta, citado na referida nota.
Na conferência de imprensa de apresentação do Plano e Orçamento para 2025, o edil destacou a habitação e a recuperação da rede viária municipal como as áreas mais relevantes.
“Em 2024, o Município adquiriu 7 terrenos para construir habitações, foram elaborados projetos de execução e lançados concursos para várias empreitadas, tendo sido já adjudicadas duas que arrancam em breve: a construção de 9 apartamentos na Rua de Jesus e 19 habitações na Lajinha. Em 2025, esperamos ser possível concretizar de forma prática, soluções habitacionais para a nossa população e para quem queira vir viver no Faial”, afirmou Carlos Ferreira.
Na rede viária, “definimos como prioritária a reabilitação do eixo Algar-Courelas”, pelo que o edil avançou à comunicação social que se aguarda a emissão do Visto do Tribunal de Contas para que a mesma possa arrancar.
Carlos Ferreira adiantou também que “estão a ser elaborados projetos de execução para a requalificação de 9 estradas, em 8 freguesias da nossa ilha”.
Para além da expansão do parque empresarial, um investimento já candidatado a financiamento comunitário do Programa Açores 2030, e dos setores de águas e ambiente, o autarca realçou investimentos em áreas como a ação social e a educação.
Neste sentido, Carlos Ferreira garantiu a continuidade de projetos estruturantes como o Nascer no Faial (Apoio à Natalidade), Programa Municipal de Apoio à Valência de ATL, Kit Material Escolar, Bolsas de Mérito e Bolsas de Estudo, BackHome – De volta ao Faial, parceria no projeto Diabetes em Movimento, Programas de Apoio aos Idosos, Faial Habita (Apoio ao Arrendamento) e o novo Programa Faial Reabilita (Apoio à Reabilitação de Habitações).
“Este é um orçamento que mantém o sentido de responsabilidade na construção, de forma partilhada, do futuro da ilha, e que, baseando-se numa visão estratégica de médio e longo prazo, coloca as pessoas no centro da ação municipal, potencia o desenvolvimento económico, inovador e sustentável, e reforça a coesão territorial”, concluiu.
O orçamento do Município para 2025 será apreciado e votado na reunião do corrente mês de dezembro da Assembleia Municipal.
© CMH | Foto: CMH | PE
