
Teve lugar na passada quinta-feira dia 05 de dezembro, na Sociedade Recreio Lajense, na vila das Lajes, a iniciativa “Um Dia Pela Vida”, promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, e na qual a Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, marcou presença.
Citada em nota do município, divulgada nas redes sociais, a edil praiense destacou o “enorme valor social da iniciativa” associada à problemática que afeta a sociedade, bem como os objetivos que sustentam a iniciativa, tais como “informar e educar as comunidades para esta realidade e a oportunidade de se angariarem fundos para serviços de apoio ao doente e investigação”.
A Presidente da Câmara terminou a sua intervenção ao agradecer e sublinhar o sentimento de “solidariedade dos organizadores, participantes e da comunidade envolvente”, deixando ainda um apelo para que os dias sejam “embaixadores de Um Dia Pela Vida e da Liga Portuguesa Contra o Cancro, uma instituição que tem sido a grande vanguarda da solidariedade para com as realidades oncológicas”.
Segundo pode ler-se na página internet oficial da iniciativa, o projeto “Um Dia Pela Vida” é promovido pela Liga Portuguesa Contra o Cancro no âmbito de um programa internacional da American Cancer Society. No mundo, são 23 as nações que já fazem parte deste projeto que a nível internacional é designado por “Relay For Life”.
Em Portugal, o projeto teve início em 2005 e já percorreu mais de 60 localidades. O projeto “Um Dia Pela Vida” tem como principais objetivos: Mudar a atitude da comunidade e de cada um de nós face à doença — cancro não é necessariamente morte!; Educar e informar — prevenção é o caminho para a cura; Angariar fundos para os programas de prevenção e atividades de apoio ao doente da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
O projeto “Um Dia Pela Vida” representa a esperança de que os que foram levados pelo cancro não serão esquecidos, que aqueles que estão a lutar contra o cancro serão apoiados e que um dia o cancro será vencido.
© GC-MPV | Foto: GC-MPV | PE
