
O Município da Madalena deu início, na passada segunda-feira, à implementação do projeto “Madalena Transforma”, com uma campanha de sensibilização, no lugar dos Toledos.
Porta a porta, o Executivo Municipal incentivou a população a aderir a este projeto-piloto de recolha seletiva de resíduos orgânicos, convidando os munícipes a participar numa Sessão de Esclarecimento, que se irá realizar já esta sexta-feira, no Pavilhão Desportivo dos Toledos.
“Os resíduos orgânicos representam mais de 30 por cento do lixo produzido no nosso Concelho. É fundamental incentivar a sua valorização!”, defende Catarina Manito, Presidente da Câmara Municipal da Madalena, explicando que a iniciativa será numa primeira fase implementado nos Toledos, estendendo-se progressivamente ao resto do Concelho.
“O Madalena Transforma irá permitir uma descida significativa da taxa de contaminação de biorresíduos, que no nosso Concelho é superior a 40 por cento. Reduzindo esta taxa, reduzimos igualmente a despesa da Autarquia com a deposição de resíduos no Centro de Processamento, garantindo não só a sustentabilidade ambiental do nosso Município, como também financeira”, destaca a Autarca, enaltecendo que este é ainda um “importante passo na concretização das metas traçadas pelas Nações Unidas para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), rumo a um futuro mais sustentável”.
© CMM | Foto: CMM | PE
