
A CRESAÇOR promove no dia 10 de dezembro, dia Internacional dos Direitos Humanos, pelas 18h00, o lançamento da exposição “200+1 O Universo dos Livros Cartoneros”, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada. O evento será aberto ao público em geral. A exposição ficará patente ao público até ao dia 23 de dezembro.
Segundo revela a CRESAÇOR, em nota de imprensa, esta exposição é o resultado do trabalho de Gaudêncio Gaudério de seleção de editoras, livros cartoneros, sua reunião e curadoria, e do valioso contributo dos cooperadores da CRESAÇOR que, de forma colaborativa, criaram o livro cartonero da Economia Solidária dos Açores.
A parceria entre a ANIMAR, Casa da Esquina, Oficina de Ecologia e Sociedade do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Fundação Gonçalo da Silveira, Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto, Projeto Sinergias ED é responsável pela operacionalização da itinerância da exposição em Portugal.

Trata-se de uma coleção de livros artesanais vindos de todos o mundo e que guardam mensagens de escritores e artistas que fazem a sua prática fora dos circuitos editoriais convencionais. Neste conjunto de publicações encontramos veículos de intervenção política, social e criativa que dão voz a quem, habitualmente, não a tem.
Representando valiosas e ativas tomadas de posição por parte dos seus criadores e abrindo portas para uma democratização do ato de escrever e de publicar, os Livros Cartoneros surgiram na América do Sul, em alturas de alta conturbação social e em franjas da sociedade já fragilizadas. Neles encontraram uma forma de explorar imaginários e criatividades, melhorando as suas competências de escrita e criação gráfica. São, portanto, propostas editoriais que surgem na e da precariedade, mas que dão aos seus criadores uma nova dimensão pessoal e criadora.
© CRESAÇOR | Imagens: CRESAÇOR | PE
