
Sob o tema “A Cidade Educadora como laboratório de aprendizagens, cidadania e transformação social”, a Câmara Municipal da Horta celebrou, na passada sexta-feira, o Dia Internacional da Cidade Educadora, onde foram premiados os estudantes do concelho da Horta que no ano letivo de 2023/2024 mais se destacaram pelo seu aproveitamento escolar de excelência.
Intervindo na sessão solene, o Presidente do Município, Carlos Ferreira, começou por destacar o facto de a ilha do Faial ser “uma Ilha Educadora” e a cidade da Horta ser “uma Cidade Educadora, na medida em que coloca a educação no centro das suas políticas, enquanto ferramenta fundamental para o desenvolvimento humano e comunitário”.
“Horta, Cidade Educadora é a afirmação de que todos contam! De que é sempre possível fazer melhor e deixar uma marca que mobilize os faialenses”, enfatizou o edil perante uma plateia que, no Salão Nobre, assistiu a esta importante comemoração.
Carlos Ferreira lembrou aos presentes os importantes programas que o Município criou nos últimos 3 anos e que colocam a educação no centro das políticas públicas municipais.
“Implementámos o KIT Material Escolar e o Bolsa 12, criámos um Programa Municipal de Apoio à Valência de ATL, o Programa BackHome – de volta ao Faial e o projeto de participação cívica – O Poder Local, entre outros”, referiu o Presidente da Autarquia, sem esquecer as distinções recebidas a nível nacional como o de Município Amigo da Juventude, a de Autarquia + Familiarmente Responsável, o Prémio de Excelência Autárquica (nas áreas da educação e cultura) e pelo seu desempenho nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 4 – Educação de Qualidade).
Nesta efeméride foram também entregues as Bolsas de Mérito referentes ao ano letivo 2023/2024, as quais mostram o reconhecimento da Câmara Municipal da Horta pelo empenho, esforço e dedicação dos alunos premiados.
“Vocês são o presente e o futuro da nossa cidade e, através do vosso talento e dedicação, seremos uma comunidade ainda mais forte e coesa”, concluiu Carlos Ferreira.
A celebração do Dia Internacional da Cidade Educadora, assinalado anualmente a 30 de novembro, contou ainda com a atuação de um ensemble de guitarras do Conservatório Regional da Horta e de uma interpretação de dança do grupo “e Oito”, coordenado por Maria João Albuquerque.
De referir também que O Castelinho – Lar das Criancinhas da Horta foi a escola escolhida por esta Edilidade para hastear a bandeira de Escola Embaixadora da Cidade Educadora 2024/2025, tendo sido realizada uma atividade, durante a manhã, com as crianças, o Hastear da Bandeira “Horta Cidade Educadora 2024”, a qual terminou com a Interpretação do Hino da Cidade Educadora por alunos da instituição.
© CMH | Foto: CMH | PE
