PRAIA DA VITÓRIA — PROJETO “ESTÁS ON! INFORMA-TE, DEBATE E DECIDE”

A Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira e o Auditório do Ramo Grande, na cidade da Praia da Vitória, acolheram na última semana, o projeto “Estás ON! Informa-te, Debate e Decide”, promovido pelo Governo Regional dos Açores através da Direção Regional da Juventude da Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego.

O evento contou na sessão de abertura, que decorreu no Auditório do Ramo Grande, para além da secretária regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro, com a presença da vereadora da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Paula Sousa.

O projeto “Estás ON! Informa-te, Debate e Decide” é cofinanciado pelo Erasmus+, Juventude, Desporto e CES, abordando os desafios que se colocam em termos de participação democrática juvenil, como o combate à desinformação, às ‘fake news’ e ao populismo, que comportam riscos para o exercício de uma cidadania informada, plural e inclusiva.

Segundo divulgado pela autarquia, nas redes sociais, na ocasião, a edil praiense defendeu que “a educação mediática e a discussão da desinformação, numa época de enorme distração digital, é essencial para que possamos atuar enquanto cidadãos conscientes e agentes de desenvolvimento e participação comunitária. Neste sentido, é essencial criar ações e projetos conducentes ao reforço da literacia digital, mas com enfoque nos riscos que a mesma comporta”.

“Saber o que vemos ou lemos; conhecer a validade do emissor; perceber as premissas e os argumentos; e, acima de tudo, ser capaz de buscar os contra-argumentos; é preponderante para uma sociedade mais justa, mais humanista e mais humanizante. Assim se constroem indivíduos mais formados; assim se garante uma comunidade de cidadãos conscientes e ativos; informados e preparados para as decisões comunitárias”, reforçou a autarca.

O projeto envolveu igualmente uma vertente prática, que contou com a presença do Vice-presidente da Autarquia, Ricky Baptista, na partilha de experiências sobre as redes sociais e os problemas da desinformação com diversos grupos de jovens, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira.

O responsável municipal descreveu a experiência como “enriquecedora e dinâmica, permitindo uma maior envolvência dos nossos jovens perante esta realidade, o que contribuiu para a valorização de diferentes perspetivas sobre a atualidade”.

“Os projetos desta natureza são sempre uma mais-valia na garantia de que a nossa juventude esteja preparada para assumir o papel de liderança na comunidade”, salientou.

© GC-MPV | Foto: GC-MPV | PE