
A inauguração da requalificação urbanística da zona habitacional das Pedreiras, na vila das Lajes, põe fim a um processo de legalização que decorre há 15 anos, “colocando em pé de igualdade os moradores da zona e os restantes habitantes do Concelho”. A ideia foi veiculada pela presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, ao intervir na cerimónia de inauguração pública do espaço, que decorreu na tarde de quinta-feira, dia 28.
Segundo Vânia Ferreira, a legalização daquela zona habitacional passou por várias vicissitudes, mas o seu término “foi um compromisso do atual Executivo agora cumprido”.
“A intervenção aqui ocorrida representa um investimento municipal superior a 150 mil euros, que abrangeu a pavimentação das vias, espaços de estacionamento e passeios, as redes de abastecimento de água, de drenagem de águas residuais e de águas pluviais e a qualificação dos espaços públicos nesta zona. Mas este é um processo iniciado há 15 anos. Falamos aqui de um processo moroso, que nem sempre foi tratado de forma adequada, porque nem sempre os interesses de quem geria os destinos municipais se alinhavam com esta situação”, explicou.
“Mas deixemos o histórico do processo e centremo-nos no essencial: a partir de hoje, os moradores das Pedreiras, na vila das Lajes, podem usufruir das suas moradias e espaços adjacentes com a mesma qualidade que qualquer outro morador neste Concelho. E quando conseguimos alterar e melhorar a qualidade de vida dos residentes em qualquer parcela deste Concelho é um dia feliz, porque se concretiza a principal missão do autarca: fazer mais e melhor pela população. Além disso, a resolução deste processo é também um contributo para a qualificação do espaço público concelhio: urbanisticamente esta área passa a oferecer as devidas condições, sendo uma mais-valia, por exemplo, para a primeira imagem para quem chega à nossa ilha, dada a sua confluência com o Aeroporto das Lajes”, sublinhou a autarca praiense.
O processo de legalização da zona habitacional das Pedreiras abrange dez moradias, resultando em mais uma zona de construção de génese ilegal resolvida.
“Pese embora as dificuldades herdadas, além de vários entraves e obstáculos, estamos a trilhar um caminho seguro. Caminho esse que nos tem permitido este ano realizar alguns investimentos e que, em 2025, nos permite continuar a concretizar um plano de investimentos conducente ao desenvolvimento local. Mas, permitam-me que sublinhe uma diferença com o passado: cada investimento é feito sem comprometer o futuro; é concretizado com responsabilidade e contas certas; é implementado com rigor e sem megalomanias, porque não podemos comprometer o futuro. Hoje, o resultado do nosso trabalho vai dando mostras concretas. Estamos a fazer, estamos a investir, estamos a criar economia”, destacou a Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
O processo de legalização das Pedreiras incluiu a aquisição de terrenos, o loteamento e a legalização das moradias, assim como a pavimentação das vias, instalação das redes de águas e esgotos e a qualificação das zonas comunitárias.
© GC-MPV | Foto: GC-MPV | PE
