
Dia 25 de Novembro, para quem se lembra, uma data importante contra a instituição de uma ditadura comunista em Portugal, nomeadamente contra a propriedade privada e, a própria liberdade de expressão ou da imprensa livre!
Caso se tivesse concretizado, apetece-me perguntar se estaria aqui neste momento escrevendo este pequeno artigo de opinião?
Há quem pense que não se deve celebrar, por ser uma data fracturante, em relação à conquistada da democracia, conseguida com o 25 de Abril de 1974. Os que tal acham, só podem ter nascido depois, ou então não passaram pela ameaça do Gonçalvismo que se procurou implantar em Portugal Continental e nos seus arquipélagos…
Não lhes revistaram as bagageiras das viaturas no Alto das Covas, as melícias compostas por militares e civis, afetos ao Gonçalvismo e a Álvaro Cunhal…
Foi graças à movimentação militar, criada por alguns militares, nomeadamente pelo General Ramalho Eanes, que se levou o país ao fim do Processo Revolucionário em curso (PREC) e á estabilização da democracia representativa em Portugal! Dado importante para que este dia fosse comemorado por todos os Portugueses, que sofreram na pele um regime ditatorial e passaram pelo medo de o voltar a ter, embora com outros interlocutores…
Viva o 25 de Abril de 1974
Obrigado General Ramalho Eanes e teus companheiros, pelo 25 de Novembro de 1975.
Fernando Mendonça
