II JORNADAS DO VVB: GOVERNO PROMETE INSTITUTO DA VINHA E DO VINHO NO INÍCIO DE 2025

O Secretário Regional da Agricultura e Alimentação espera que o Instituto da Vinha e do Vinho dos Açores (IVVA) esteja legalmente instalado e a funcionar no primeiro trimestre de 2025.

Falando no sábado de manhã, no encerramento das II Jornadas do Vinho Verdelho dos Biscoitos (VVB), em sessão que decorreu na Escola Profissional da Praia da Vitória, António Ventura revelou que o Diploma respeitante à criação do IVVA deverá ser discutido em dezembro no parlamento regional, com uma segunda alteração proposta pelo governo, para integrar os recursos humanos da Comissão Vitivinícola Regional e do Laboratório Regional de Enologia.

O governante revelou também que até ao final do ano, aguarda a aprovação de legislação nacional para que a tecnologia inteligente, particularmente o drone, possa ser usada como instrumento auxiliar na viticultura e em outros ramos da agricultura dos Açores, para fazer face à escassez de mão-de-obra e tornar mais eficaz a produção.

António Ventura, secretário regional da Agricultura e Alimentação

Na sessão de encerramento das jornadas, falou também Fátima Amorim, representante da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, que anunciou uma candidatura conjunta dos municípios açorianos pertencentes à Associação dos Municípios Portugueses do Vinho para a realização de um vasto programa de promoção dos nossos vinhos e territórios.

Fátima Amorim, vereadora na Câmara Municipal de Angra do Heroísmo

José Aurélio Almeida, Grão-mestre da Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos, registando um balanço geral extremamente positivo das II Jornadas do Vinho Verdelho dos Biscoitos, anunciou a intenção de concretização de uma terceira edição deste fórum, que analisa, fortalece e promove a vitivinicultura e os vinhos dos Biscoitos e dos Açores.

ENTRONIZAÇÃO DE NOVOS CONFRADES

No âmbito das II Jornadas do VVB, a Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos procedeu, na noite de sábado, dia 16, no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Câmara Municipal da Praia da Vitória, à entronização de novos confrades, onde se incluiu o Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Luís Garcia.

A Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória esteve presente na cerimónia, onde, na sua intervenção, destacou o papel da Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos na defesa da cultura vitivinícola terceirense e enalteceu a entronização do Presidente do Parlamento açoriano.

“Permitam-me que destaque a entronização do Sr. Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, o Engº Luís Garcia. Essa entronização ganha dimensão especial porque, pelo cargo e pela sua ação reconhecida em defesa dos Açores, o Vinho Verdelho e a Cultura Vitivinícola dos Biscoitos ganham, sem qualquer dúvida, um defensor de excelência e um apaixonado pelos valores e heranças que nos unem. Não tenho qualquer dúvida que, a partir de hoje, o Verdelho dos Biscoitos tem um embaixador de relevo em sua defesa”, enfatizou.

Aproveito ainda esta oportunidade para uma palavra de enaltecimento aos confrades que já fazem parte desta Instituição, assim como para com os seus órgãos diretivos. Todos vós têm sido dignos defensores do Verdelho dos Biscoitos, sendo a Confraria um exemplo de como as entidades associativas representam um enorme contributo para a salvaguarda e perpetuação da nossa Cultura e Identidade. O apelo que vos faço é que aproveitem cada oportunidade para defender o Verdelho, mas, quando possível, façam também a apologia das nossas tradições e saberes. A herança recebida dos nossos antepassados precisa permanentemente de embaixadores, para que se perpetue no tempo e se atualize junto das novas gerações. Enquanto Comunidade, precisamos de memória. E é responsabilidade de todos nós honrá-la. A melhor maneira de o fazermos é garantir a sua divulgação e promoção”, sublinhou.

© CVVB — GC-MPV | Fotos: CVVB — GC-MPV | PE