
A Praia da Vitória acolheu na última semana, no parque junto ao Paul da cidade, o Campeonato Mundial de Trauma e Desencarceramento — World Rescue Challange (WRC) 2024, onde participaram mais de 600 bombeiros oriundos de 23 diferentes países, agrupados em 72 equipas de intervenção de catástrofes e socorro a vítimas. Das 72 equipas participantes, 13 eram portuguesas e destas 13, três dos Açores.
Embora o WRC mais que uma disputa seja uma oportunidade de partilha, aprendizagem e evolução, que procura aperfeiçoar as competências de quem diariamente presta socorro à população, não deixa de ser uma competição, onde as equipas competem entre si mostrando os seu conhecimentos em contrarrelógio, na resolução de cenários simulados de socorro a vítimas de trauma e de acidentes de viação, pondo à prova as suas capacidades técnicas, de trabalho de equipa e de eficiência.
Assim, a prova divide-se em duas grandes categorias: Desencarceramento e Trauma, sendo esta última constituída por duas vertentes: Simples e Complexa.
Nas provas de Desencarceramento (RTC – Road Traffic Collision) as equipas são avaliadas pela sua capacidade em termos de liderança, competências técnicas e cuidados médicos, de libertar de forma segura e eficaz as vítimas encarceradas em veículos. Já nas provas de Trauma, as equipas são avaliadas pelas suas capacidades em cuidados médicos e em estabilização de vítimas de acidentes ou catástrofes, que poderão ser de menor gravidade e de apenas uma pessoa (“Simples”) ou de maior gravidade envolvendo múltiplas vítimas (“Complexa”).
DESENCARCERAMENTO — CLASSIFICAÇÃO GERAL
01 — Blackhearts (USA)
02 — RSB Rescue Team (POR)
03 — Bomberos – Lanzarote (ESP)
04 — Hereford & Worcester Fire and Rescue Service (GBR)
05 — Burlington Fire Departmente Vehicle Rescue Team (CAN)
06 — Tallahassee Extrication Team (USA)
07 — SDIS 44 (FRA)
08 — Mures Extrication Team (ROU)
09 — RSB Rookie Team (POR)
10 — Hampshire & Isle of Wight FRS (GBR)
TRAUMA — CLASSIFICAÇÃO GERAL
01 — Blackhearts (USA)
02 — Bucharest Trauma Team (ROU)
03 — Team Trauma 1 – SDIS 44 (FRA)
04 — Kildare Civil Defense (IRL)
05 — London Fire Brigade (GBR)
06 — Davie ALS (USA)
07 — Derbyshire Fire & Rescue (GBR)
08 — Dublin CBS Trauma Team (IRL)
09 — CBS Braga Trauma Team (POR)
10 — RSBL Trauma Team (POR)
Apesar dos elevados pergaminhos da equipa de Trauma da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória (AHBVPV), o WRC 2024 não correu de feição para a equipa de bombeiros da cidade anfitriã, a qual não conseguiu classificar-se no Top 10 da classificação geral, nem no Top 10 de qualquer uma das vertentes da categoria de Trauma. Destaque no Trauma, para a 10.ª posição dos Bombeiros da Madalena, ilha do Pico, na prova Complexa, conseguindo a melhor prestação das três equipas dos Açores em competição.
Não obstante esta prestação aquém das expetativas, é de relevar o rico palmarés competitivo dos Bombeiros da Praia, que já se sagraram campeões regionais, nacionais e mundiais na categoria de Trauma.
Classificação detalhada em: https://www.wrescue.org/World-Challenges/WRC2024-Portugal
© PE
