WORLD RESCUE CHALLANGE 2024 — PRAIA DA VITÓRIA — CLASSIFICAÇÃO

A Praia da Vitória acolheu na última semana, no parque junto ao Paul da cidade, o Campeonato Mundial de Trauma e Desencarceramento — World Rescue Challange (WRC) 2024, onde participaram mais de 600 bombeiros oriundos de 23 diferentes países, agrupados em 72 equipas de intervenção de catástrofes e socorro a vítimas. Das 72 equipas participantes, 13 eram portuguesas e destas 13, três dos Açores.

Embora o WRC mais que uma disputa seja uma oportunidade de partilha, aprendizagem e evolução, que procura aperfeiçoar as competências de quem diariamente presta socorro à população, não deixa de ser uma competição, onde as equipas competem entre si mostrando os seu conhecimentos em contrarrelógio, na resolução de cenários simulados de socorro a vítimas de trauma e de acidentes de viação, pondo à prova as suas capacidades técnicas, de trabalho de equipa e de eficiência.

Assim, a prova divide-se em duas grandes categorias: Desencarceramento e Trauma, sendo esta última constituída por duas vertentes: Simples e Complexa.

Nas provas de Desencarceramento (RTC – Road Traffic Collision) as equipas são avaliadas pela sua capacidade em termos de liderança, competências técnicas e cuidados médicos, de libertar de forma segura e eficaz as vítimas encarceradas em veículos. Já nas provas de Trauma, as equipas são avaliadas pelas suas capacidades em cuidados médicos e em estabilização de vítimas de acidentes ou catástrofes, que poderão ser de menor gravidade e de apenas uma pessoa (“Simples”) ou de maior gravidade envolvendo múltiplas vítimas (“Complexa”).

Apesar dos elevados pergaminhos da equipa de Trauma da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória (AHBVPV), o WRC 2024 não correu de feição para a equipa de bombeiros da cidade anfitriã, a qual não conseguiu classificar-se no Top 10 da classificação geral, nem no Top 10 de qualquer uma das vertentes da categoria de Trauma. Destaque no Trauma, para a 10.ª posição dos Bombeiros da Madalena, ilha do Pico, na prova Complexa, conseguindo a melhor prestação das três equipas dos Açores em competição.

Não obstante esta prestação aquém das expetativas, é de relevar o rico palmarés competitivo dos Bombeiros da Praia, que já se sagraram campeões regionais, nacionais e mundiais na categoria de Trauma.

Classificação detalhada em: https://www.wrescue.org/World-Challenges/WRC2024-Portugal

© PE