
O Partido Socialista da Praia da Vitória acusou na última quinta-feira, dia 07 de novembro, em nota divulgada nas redes sociais, a Câmara Municipal da Praia da Vitória (CMPV) de “desinvestimento” e “incapacidade” em áreas como a “Solidariedade Social, Educação e Desporto”. Os socialistas corroboram a sua acusação pela ausência de distinções, este ano, por parta do organismo Cidade Social.
A Cidade Social fundada em 2014 é especialista nas áreas de Desporto, Ação Social, Turismo e Cultura, instituindo anualmente os prémios/programas “Município Amigo do Desporto”, “Autarquia Solidária” e “Município Amigo do Turismo e da Cultura”, distinguindo os municípios portugueses que mais se destacam com soluções e programas de referência nestas três áreas de ação, mediante candidatura prévia.
Segundo o coordenador do PS/Praia da Vitória e também vereador na CMPV, Marco Martins, citado na referida publicação, “a Praia da Vitória tem um historial de uma grande aposta, investimento e caráter inovador nas áreas da solidariedade social, educação e desporto, sendo importante ter presente que entre 2012 e 2020 a CMPV obteve 13 distinções na área educativa e social, como são exemplos os prémios “Hospital do Futuro”, “Autarquia Mais Familiarmente Responsável” e “Cidade Amiga dos Idosos”, entre muitos outros, o que comprova as boas práticas, o forte investimento e a priorização destas áreas na atuação política do Partido Socialista”.
Ainda segundo o dirigente Socialista, “em três anos de vigência do atual executivo camarário, de coligação PSD/CDS-PP, assistimos ao desaparecimento da maioria dos projetos que sustentavam estes galardões e que permitiram o acesso de muitos praienses a respostas diferenciadas e inovadoras, como os projetos “Reabilitação na Comunidade”, e “Desporto no Pré-escolar”. Em paralelo, verifica-se um evidente desinvestimento na rede de Creches e ATL, nos Centros de Convívio da terceira idade, na dinamização dos pavilhões municipais…”.
Na publicação, o PS/Praia da Vitória “apela a que a CMPV coloque as áreas da solidariedade social, da educação e do desporto como centrais e prioritárias na sua atuação política, invertendo o cenário evidenciado nestes três últimos anos de gestão autárquica, a bem do desenvolvimento do concelho e de todos os praienses”.
Nos Açores, de acordo com o divulgado no sítio internet da “Cidade Social” e hoje consultado pelo Praia Expresso, este ano, apenas o Município de Angra do Heroísmo foi distinguido com o galardão “Autarquia Solidária”, que atesta boas práticas em programa de solidariedade social. Este é o segundo ano consecutivo que a autarquia do concelho vizinho é galardoada com tão importante distinção.
© PS/PV | PE
