
O Campeonato Mundial de Trauma e Desencarceramento (World Rescue Challange) decorre na cidade da Praia da Vitória até ao próximo sábado, dia 09 de novembro. As provas da competição iniciaram-se na manhã desta quarta-feira, no parque do Paul, e contaram com a visita da presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, que deu boas-vindas às equipas participantes.
Nesta competição participam mais de 600 bombeiros oriundos de 23 países diferentes, agrupados em 72 equipas, 36 de trauma e outras tantas de desencarceramento. Esta edição conta com 13 equipas nacionais de trauma e quatro de desencarceramento, sendo três equipas dos Açores.
A competição leva as equipas a testarem os seus conhecimentos em contrarrelógio, na resolução de cenários simulados de socorro a vítimas de trauma e de acidentes de viação, pondo à prova as suas capacidades técnicas, de trabalho de equipa e de proficiência. Mais que uma competição, esta é também uma oportunidade de partilha, aprendizagem e evolução, que procura não só aperfeiçoar as competências de quem diariamente presta socorro à população, como também sensibilizar o público para a problemática mundial da sinistralidade rodoviária.
Recorde-se que a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória (AHBVPV) reúne importantes pergaminhos neste tipo de competições, pois sagrou-se campeã mundial, na vertente Trauma, no World Rescue Challenge 2017, que decorreu de 30 de agosto a 03 de setembro, na Roménia. Nesta competição os bombeiros da Praia da Vitória além de arrecadarem o título de campeões mundiais, conquistaram a 1.ª posição na prova Standard de Trauma e 3ª na prova Complexa de Trauma.
Por sua vez, a cidade da Praia da Vitória já foi palco de provas deste género de âmbito regional e nacional, culminando agora com a realização de uma prova de âmbito internacional, tudo graça à notoriedade da AHBVPV.
O World Rescue Challenge 2024, na Praia da Vitória, resulta de uma parceria da AHBVPV, da Associação Nacional de Salvamento e Desencarceramento, do Governo dos Açores, da Câmara Municipal da Praia da Vitória, da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, sendo uma organização da World Rescue Organisation.
As provas decorrem das 08:00 às 19:00 horas, sendo que a partir das 22:00 horas há animação musical.
Associação Nacional de Salvamento e Desencarceramento
Página de Facebook Oficial do Evento
© CMPV | Foto: CMPV | PE
