MUNICÍPIO DAS LAJES DO PICO PROMOVE TRILHO “VIVE A VIDA”

O Município das Lajes do Pico promoveu o trilho “Vive a Vida”, no passado dia 26 de outubro, uma caminhada solidária que decorreu no âmbito das comemorações do Outubro Rosa, o mês de consciencialização sobre o cancro da mama, e inserida na III Semana Social das Lajes do Pico.

Os 37 caminhantes percorreram o património natural e cultural da freguesia da Calheta de Nesquim com um único objetivo: o de alertar e sensibilizar para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do cancro da mama.

O cancro da mama é um dos tipos de cancro mais comuns em todo o mundo, afetando predominantemente mulheres embora também ocorra em homens (cerca de 0,5 % a 1% dos casos), apresentando-se como a principal causa de morte por cancro nas mulheres, sobretudo em países com alto índice de desenvolvimento humano.

Em Portugal, o cancro da mama é também o cancro mais diagnosticada entre as mulheres, sendo que o país acompanha a tendência europeia de aumento da incidência, que se deve fundamentalmente a fatores de risco como o envelhecimento, a obesidade e o estilo pouco saudável de vida.

Apesar da severidade da doença, as hipóteses de cura aumentam significativamente graças ao diagnóstico precoce e também aos avanços científicos que se tem vindo a registar ao longo dos tempos nos tratamentos, embora a mortalidade associada à doença ainda seja motivo de muita preocupação.

É consciente da importância do diagnóstico precoce na sobrevivência a esta doença que estabelece-se o mês de outubro e o dia 30, com dia e mês, respetivamente, de prevenção do cancro da mama, levando efeito ações de sensibilização da comunidade em geral e das mulheres em particular para esta terrível doença.

© CMLP | Fotos: CMLP | PE