
A Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória entregou, na tarde de segunda-feira, dia 04, cheques-prenda para aquisição de livros às bibliotecas escolares, Centros de Atividades de Tempos Livres (CATL´S) e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS´S) do Concelho. O apoio ocorre integrado no festival literário Outono Vivo, que decorre, até 10 de novembro, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira.
Vânia Ferreira sublinha que a oferta mantém a aposta da Autarquia na promoção da leitura junto dos mais novos e a aposta na renovação dos espólios das bibliotecas de caráter educativo a operar no Concelho.
“Cada instituição recebe um cheque-oferta que se traduz na compra de vários livros para serem colocados à disposição dos alunos. Cada cheque-prenda oferecido tem o valor de 200 euros, que fazemos com imenso gosto porque contribui, efetivamente, para o reforço da literacia e para a promoção da leitura”, pormenoriza a autarca.
“Este apoio junta-se aos vouchers que oferecemos a todos os alunos que visitam a feira do livro, e que, com eles, podem adquirir livros a preços muito baixos, para que todos possam levar um livro consigo. Até ao final do Outono Vivo, cerca de 1500 crianças passam pela feira”, sublinha Vânia Ferreira.
A entrega dos cheques-prenda, que decorreu na feira do livro, abrange a Escola Profissional da Praia da Vitória (EPPV), as Escolas Básicas Integradas Francisco Ornelas da Câmara e dos Biscoitos, a Escola Secundária Vitorino Nemésio; o CATL do Porto Martins, os CATL´S da Rede Municipal, o Centro de Apoio à Deficiência, as valências educativas da Santa Casa da Misericórdia, o Gu e a Tita, a Divertiláxia, o Olhar Poente e a Biblioteca Municipal Silvestre Ribeiro.
Segundo Vânia Ferreira, Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, “a renovação deste apoio representa um reforço por parte da Autarquia na diversificação literária das entidades de caráter educativo, assim como uma valorização do trabalho desenvolvido pelas mesmas junto das nossas crianças e jovens”.
“A leitura e a escrita são fulcrais na formação de cada um. O acesso a livros das mais diversas temáticas e adaptados às necessidades de cada estabelecimento educativo são contributos importantes e necessários no aprofundamento de conhecimentos. Daí a importância de, ano após ano, o Município manter este apoio e conjugar esforços neste sentido”, explica.
O Outono Vivo termina domingo, dia 10, com a apresentação do livro Administração Pública e Trabalhadores em Funções Públicas, da autoria de Francisco Pimentel. A apresentação, agendada para as 20h00, será feita pelo Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro.
© GC-MPV | Foto: GC-MPV | PE
