
O preço da gasolina no Açores vai baixar 2,2 cêntimos por litro em novembro e o preço do gasóleo 1,2 cêntimos por litro, de acordo com um despacho publicado ontem em Jornal Oficial e hoje consultado pelo Praia Expresso.
O executivo justifica o ajustamento no preço máximo de venda ao público com as “recentes variações no mercado internacional das cotações de referência dos produtos petrolíferos e energéticos”.
A partir da próxima sexta-feira, dia 01 de novembro, a gasolina passa a custar 1,514 euros por litro, menos 2,2 cêntimos do que este mês.
Desde março que o preço do combustível vinha a subir, num valor acumulado de 12,7 cêntimos, ainda que nos meses de julho e setembro não tenham ocorrido alterações de valores. Em outubro, a gasolina baixou 3,8 cêntimos por litro, sendo que em novembro irá baixar 2,2 cêntimos perfazendo nestes dois meses uma baixa acumulada de 6 cêntimos.
Quanto ao preço do gasóleo este será fixado em 1,404 euros por litro no mês de novembro, registando uma descida de 0,8 cêntimos face a outubro.
O preço do gasóleo tem sofrido algumas oscilações nos últimos meses: aumentou 3,6 cêntimos por litro em março e abril, baixou 3 cêntimos em julho e voltou a aumentar 4,3 cêntimos em agosto. Em setembro, não sofreu alterações de preço, para voltar a baixar 2,8 em outubro e 1,2 cêntimos agora, perfazendo uma diminuição de preço nos dois últimos meses de 4 cêntimos por litro.
Também o preço do gasóleo colorido para a agricultura e para as pescas, definido noutro despacho, baixa 1,6 cêntimos por litro, em novembro.
O gasóleo colorido e marcado consumido na agricultura passa a custar 1,033 euros por litro, enquanto o preço do gasóleo colorido e marcado consumido na pesca é fixado em 0,843 euros por litro.
O gás butano vendido em garrafas, canalizado ou em granel também mantém o preço, variando entre 1,348 euros por quilograma (a granel) e 1,618 euros por quilograma (garrafa de 24 litros, construída em materiais leves, vendida ao público, no local de consumo).
Os preços máximos dos produtos petrolíferos e energéticos nos Açores são “alterados no dia 01 de cada mês e nos montantes equivalentes à variação do valor do Preço Europa (PE) mensal”.
© PE | Foto: DR
