
A ilha do Faial foi palco do IV Encontro Regional de Boas Práticas, subordinado ao tema “A Importância da Igualdade de Género nas Políticas Locais”.
Na sessão de abertura da iniciativa promovida pela Câmara Municipal da Horta, em parceria com a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), o Presidente da Câmara Municipal da Horta destacou a importância deste evento.
“Este encontro é uma oportunidade importante para refletir, discutir e partilhar conhecimentos e boas práticas ao nível municipal e regional, na promoção da Igualdade, Cidadania e Não Discriminação, tendo sempre em linha de conta a Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018 -2030 — Portugal + Igual (ENIND)”, afirmou Carlos Ferreira, citado em nota de imprensa do município.
O edil faialense elogiou a ação dos técnicos do município, liderados pela Vereadora Maria Antónia Dutra, que fez a apresentação do II Plano Municipal para a Igualdade, Cidadania, e Não Discriminação 2024-2028.
No passado dia 24 de outubro, o Município da Horta foi distinguido a nível nacional com o “Prémio Viver em Igualdade”, distinção que segundo a Vereadora Maria Antónia Dutra “é também fruto de todo o trabalho desenvolvido. Para nós é muito importante promover o envelhecimento ativo, fazer um levantamento das necessidades da população idosa do concelho, e ainda comemorar datas com o Dia da Mulher, o Dia Municipal do Imigrante e do Diálogo Intercultural, o Mês do Idoso, o Dia Municipal Viver em Igualdade e o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência”, enumerou.
No evento, que contou com a participação de executivos, dirigentes, chefias e técnicos/as dos Municípios da Região Autónoma dos Açores e das instituições locais, a Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, deu ainda a conhecer o trabalho desenvolvido nos Açores, nomeadamente o Plano Regional para a Igualdade e Não Discriminação dos Açores, e foram apresentadas as boas práticas dos Municípios da Madalena, São Roque e Lajes do Pico.
Para além do enquadramento estratégico da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) na Região Autónoma dos Açores, apresentado pela Dra. Rosa Oliveira, os trabalhos incluíram também as apresentações da Dra. Benedita Castro, psicóloga clínica, e da Dra. Daniela Monteiro, investigadora da Universidade Católica.
© CMH | Foto: CMH | PE
