
O livro “Somos Açores – Um arquipélago vivo pelas ações das Casas dos Açores no Brasil”, da autoria do jornalista brasileiro Igor Lopes, foi apresentado na vila de Velas, ilha de São Jorge, mais concretamente, na Galeria Espaço +, do Auditório Municipal de Velas.
A sessão de apresentação contou, entre muitos dos presidentes das Casas dos Açores no mundo, em particular do Brasil, e outras personalidades com a presença do autor do livro, Igor Lopes, do presidente do Município de Velas, Luís Silveira, do diretor regional das Comunidades, José Andrade, e do secretário regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, Paulo Estevão.
Escrito no formato livro-reportagem, o livro oferece uma visão única sobre como as ilhas dos Açores são retratadas e mantidas vivas além-mar, com especial destaque para o papel das Casas dos Açores em vários Estados do Brasil, como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Maranhão, Bahia, São Paulo, Espírito Santo e Santa Catarina.
Este projeto literário foi apoiado pelo Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, e editado pela Amazon.
Sublinhe-se que o Brasil foi o primeiro destino da emigração açoriana, decorria o ano de 1847, e hoje os brasileiros são a maior comunidade imigrada nos Açores.
© CMV | Foto: CMV | PE
