
O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, anunciou sexta-feira, na Praia da Vitória, o Prémio Literário Vitorino Nemésio, uma iniciativa que tem como objetivo “perpetuar o nome e a obra de Nemésio, enquanto incentiva a criação literária nos Açores, em todo o país, nas nossas comunidades e, igualmente, nos países de língua oficial portuguesa”.
“Ao assumir os encargos com a edição e publicação da obra premiada, a Assembleia Legislativa compromete-se a garantir a divulgação de novas vozes literárias, proporcionando-lhes o reconhecimento merecido e contribuindo para o enriquecimento da nossa literatura”, assegurou o Presidente Luís Garcia, na abertura da 19.º edição do Festival Artístico e Cultural Outono Vivo, que teve lugar ao início da noite de sexta-feira (25.10.2024), no Foyer do Auditório do Ramo Grande.
Na ocasião, o Presidente do Parlamento açoriano destacou o papel essencial do prémio agora apresentado e da feira “Outono Vivo” na valorização da língua portuguesa, lembrando que “através da leitura e da escrita, temos o poder de formar cidadãos mais conscientes e participativos”, sublinhando a importância de ambas as iniciativas para a preservação e valorização da cultura açoriana.
No final da sua intervenção, o Presidente desafiou todos os escritores e criadores a concorrerem ao prémio, reiterando que esta é uma iniciativa “aberta a todos os que, com a sua escrita, queiram contribuir para a valorização da nossa língua e cultura”, sublinhando que as condições foram criadas para que “com a vossa participação, a tradição de excelência literária se mantenha viva e vibrante, inspirando novas gerações e enriquecendo o nosso património cultural”.
Antes de terminar, o Presidente da Assembleia Legislativa aproveitou a ocasião para apresentar o investigador, ensaísta e escritor, Eduardo Ferraz de Rosa como Presidente do Júri da primeira edição do Prémio Literário Vitorino Nemésio, bem como a curadora, a escritora, Manuela Bulcão.
O Festival Artístico e Cultural Outono Vivo decorre até 10 de novembro na Praia da Vitória, repartido entre o Auditório Ramo Grande e a Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, envolvendo concertos musicais, peças de teatro, apresentação de livros, workshops literários e exposições. O festival inclui a Feira do Livro que conta com cerca de 55 mil livros para venda, representativos de 90 editoras e chancelas.
O Festival Outono Vivo é uma organização da Câmara Municipal da Praia da Vitória e da Cooperativa Praia Cultural, tendo apoio da Papelaria 96 na componente livresca, do Governo Regional dos Açores e da Terauto.
© ALRAA | Foto: ALRAA | PE
