
O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, enviou uma carta de felicitações à jornalista Lília Almeida, da Antena 1 Açores, em reconhecimento pelo seu prémio no âmbito dos Prémios de Jornalismo para a Sustentabilidade 2024, na categoria de Rádio, com a reportagem “Mar de todos nós”.
Na mensagem, o Presidente do Governo expressou grande orgulho e satisfação pelo reconhecimento do talento, dedicação e capacidade da jornalista.
José Manuel Bolieiro salientou que este prémio é motivo de orgulho pessoal para Lília Almeida, mas também para toda a Região Autónoma dos Açores, destacando que o trabalho premiado “projeta-se não só no quadro dos profissionais de jornalismo nos Açores, mas para a Região inteira, na sua geografia e demografia, bem como na sua estratégia de progresso assente no desenvolvimento sustentável”.
O líder do Executivo açoriano referiu que o prémio conquistado pela jornalista acrescenta prestígio à Região, reforçando a importância do contributo de Lília Almeida para a imagem e o reconhecimento do arquipélago, e sublinhando o valor do jornalismo de qualidade no debate sobre a sustentabilidade.
José Manuel Bolieiro conclui a carta com uma mensagem de felicitação em nome pessoal e do Governo dos Açores, agradecendo o contributo da jornalista para o prestígio e projeção da Região.
O governante enaltece também o trabalho de Tiago Matias, responsável pela sonoplastia da reportagem e também premiado.
Com sonoplastia de Tiago Martins, a reportagem áudio “Mar de todos nós” de Lília Almeida da Antena 1 Açores classificou-se em 1.º lugar, em ex-áqueo com o trabalho intitulado “Comboio de Bicicletas” da jornalista da TSF, Cristina Lai Men, na categoria Rádio dos Prémios de Jornalismo para a Sustentabilidade 2024, atribuídos pela Fundação Mestre Casais e o CEiiA. A cerimónia de entrega dos prémios decorreu na manhã da passada quinta-feira, no Centro de Engenharia e Desenvolvimento, em Matosinhos.
Nesta grande reportagem foram ouvidos pescadores, mergulhadores, especialistas e governantes sobre a decisão do Governo Regional de criar uma rede de Áreas Marinhas Protegidas.
A Fundação Mestre Casais e o CEiiA– Centro de Engenharia e Desenvolvimento, premeiam anualmente peças jornalísticas originais que contribuem para o conhecimento, informação e debate sobre as várias vertentes da sustentabilidade nas categorias de televisão, rádio, imprensa e digital. Este ano concorreram 61 trabalhos.
© GRA | Foto: Fundação Mestre Casais – CEiiA | PE
