
Em nota de imprensa, hoje enviada às redações, o PPM/Açores manifesta o seu apoio ao eurodeputado Paulo Nascimento Cabral pela sua defesa das quotas de pesca de atum para os Açores e Madeira, reconhecendo a “importância da iniciativa para a sustentabilidade económica nestas regiões”.
Para João Mendonça, deputado único do PPM/Açores no parlamento regional, citado na referida nota, a posição de Paulo Nascimento Cabral, “que visa uma distribuição justa das quotas de pesca, está alinhada com os princípios do PPM na proteção dos interesses regionais e na gestão responsável dos recursos marinhos”.
O PPM/Açores sublinha a necessidade de tratamento diferenciado para ambas as regiões ultraperiféricas da União Europeia, nas políticas de pesca, considerando as especificidades das frotas locais e a preservação dos ecossistemas.
De acordo com João Mendonça, as propostas de Paulo Nascimento Cabral, que pedem o ajuste das quotas de atum de acordo com as flutuações dos cardumes e as necessidades dos pescadores, “são vistas como essenciais para garantir o futuro da atividade pesqueira nos arquipélagos. A manutenção da pesca, em equilíbrio com a preservação ambiental, é considerada uma etapa crucial para o desenvolvimento das regiões”.
“O PPM reafirma o compromisso de continuar a apoiar todas as iniciativas que defendem os interesses dos pescadores e o modo de vida tradicional insular, promovendo uma gestão sustentável dos recursos naturais”, lê-se por último na referida nota.
© PPM/A | Foto: PPM/A | PE
