
O Auditório do Ramo Grande (ARG), na freguesia urbana de Santa Cruz, no concelho de Pria da Vitória, acolheu esta quinta e sexta-feira, dias 17 e 18 de outubro de 2024, as “I Jornadas de Estomaterapia dos Açores”.
O encontro que reuniu profissionais das diversas ilhas, numa jornada de reflexão sobre os compromissos da especialidade na realidade insular, foi uma organização do Hospital do Santo Espírito da Ilha Terceira (HSEIT), do Hospital da Horta (HH) e do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), com o apoio institucional do Governo Regional dos Açores (GRA), da Câmara Municipal da Praia da Vitória (CMPV) e da Ordem dos Enfermeiros dos Açores (OEA).
Na manhã de quinta-feira, dia 17, a presidente da CMPV, Vânia Ferreira, participou na sessão de abertura do evento, considerando o debate e a troca de experiências como “estratégico” para a contínua melhoria dos cuidados de enfermagem e médicos à comunidade. Além disso, desafiou os profissionais a persistirem nas atitudes humanistas “perante a fragilidade de quem apoiam”.
A estomaterapia é uma especialidade de enfermagem que se dedica ao cuidado de pessoas com estomias, feridas complexas e incontinências, no sentido de promover a saúde e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Estomias são aberturas criadas cirurgicamente no corpo para desviar o fluxo de excreções, como fezes ou urina, quando órgãos como o intestino ou a bexiga não podem funcionar corretamente, tais como colostomias, ileostomias e urostomias. O estomaterapeuta ajuda no cuidado dessas aberturas, orientando sobre limpeza, uso de bolsas coletoras e prevenção de complicações. Os estomaterapeutas também cuidam de feridas crônicas, complexas ou de difícil cicatrização, como úlceras de pressão (escaras), feridas diabéticas e queimaduras.
© GC-CMPV | Foto: GC-MPV | PE
