
Na senda de apoiar os Bombeiros dos Açores nas suas reivindicações, nomeadamente em termos laborais, o Chega associou-se terça-feira, no parlamento regional, na cidade da Horta, à proposta legislativa do PAN/Açores tendente a criar o Estatuto dos Bombeiros Profissionais da Região Autónoma dos Açores.
No debate da iniciativa, a deputada Olivéria Santos defendeu que “temos de tratar os nossos bombeiros da melhor forma possível, até porque, se não existirem condições económicas atrativas para os bombeiros, cada vez haverá menos bombeiros”. Atualmente, referiu a parlamentar, os soldados da paz mostram-se “desanimados e desmotivados” com a sua situação laboral, sendo preocupante a diminuição do número de operacionais, o que pode colocar em causa o futuro das corporações e, por consequência, “o futuro do socorro à população, pois sem bombeiros não haverá resposta à população”.
Para o CHEGA os bombeiros devem passar a ser integrados nos serviços do Estado, sendo equiparados às forças de segurança, já que “esta é uma responsabilidade do Estado”. Na prática, esclareceu, “o CHEGA não defende o fim das Associações Humanitárias, mas sim um corpo profissional de bombeiros afetos ao Estado”, que podem coexistir com os bombeiros voluntários.
A parlamentar manifestou o apoio do CHEGA a este diploma, lembrando que há três anos foi aprovado na Assembleia Legislativa Regional o Estatuto do Bombeiro, “mas até hoje ainda não o conhecemos”. Além disso, continuou, foi aprovado, por unanimidade, também na Assembleia Legislativa Regional a atribuição de um subsídio de risco aos bombeiros da Região, “mas que até agora ainda não foi aplicado”. Sobre estes assuntos, o CHEGA já enviou requerimentos escritos ao Governo Regional a pedir esclarecimentos.
Mas, uma vez que o financiamento das Associações de Bombeiros também é uma preocupação do CHEGA, “já está em marcha um projeto que vai neste sentido. O CHEGA está a trabalhar numa iniciativa que pretende converter a taxa obrigatória de audiovisual num apoio aos bombeiros”, acrescentou Olivéria Santos.
“Não podemos continuar a brincar com a vida dos Açorianos. Já está mais do que na altura de dizermos e mostrarmos aos nossos bombeiros que eles merecem o nosso respeito”, indicou.
Também a propósito dos Bombeiros, mas na discussão da adaptação do Regime Jurídico aplicável aos bombeiros portugueses no território continental à Região, apresentada pelo Governo Regional, a deputada Olivéria Santos reforçou que “qualquer proposta que for ao encontro das necessidades dos bombeiros merecerá o apoio do CHEGA, pois entendemos que os bombeiros merecem este respeito e esta atenção, sendo assim valorizados e dignificados”.
Para o CHEGA trata-se de “uma proposta de elementar justiça para todos os bombeiros” e que será mais um contributo para tornar a profissão de bombeiro mais atrativa e cativante para os mais novos.
“Espero sinceramente que este reconhecimento aos bombeiros não se fique por aqui e que o Governo seja de palavra e cumpra com o que tem vindo a prometer há anos, mas que até ao momento ainda não se concretizou. Cá estaremos para continuar a lutar pelos bombeiros e ser a voz de quem aqui não consegue chegar”, concluiu a parlamentar.
© CH/A | Foto: CH/A | Vídeo: ALRAA | PE
