VÂNIA FERREIRA ANUNCIA INVESTIMENTO DE UM MILHÃO DE EUROS NOS BOMBEIROS DA PRAIA

A Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, anunciou um investimento de um milhão de euros destinado à modernização de equipamentos da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória (AHBVPV), prevendo-se assim uma maior capacidade de resposta perante cenários de colapso de habitações ou cheias de grande intensidade.

O anúncio decorreu no domingo, dia 13, no âmbito da comemoração do 40º aniversário da AHBVPV, que teve lugar no Auditório da Escola Profissional da Praia da Vitória. A AHBVPV foi fundada em 11 de outubro de 1984.

“A autarquia praiense compromete-se a colaborar de forma contínua com esta Associação, e partindo deste princípio, a aposta municipal traduz-se na aquisição de equipamento necessário à estabilização de estruturas colapsadas que suportam os bombeiros no resgate de pessoas em risco, prevendo-se igualmente a obtenção de bombas de intervenção, em caso de inundações para a salvaguarda de bens e da população”, explicou a autarca, citada em nota de imprensa do Gabinete de Comunicação do município.

“Reconhecemos que, para garantir uma resposta eficaz, é necessário que os nossos bombeiros disponham de meios adequados para fazer face aos desafios que se impõem, e este investimento reflete o nosso compromisso com a segurança e o bem-estar da nossa comunidade”, referiu a edil praiense.

No âmbito da época balnear 2024, houve um reforço municipal com o objetivo de assegurar as necessidades vigentes no decorrer do período de verão, mediante um protocolo com a AHBVPV, o que totalizou um investimento de 160 mil euros.

Garantiu-se igualmente, e com o esforço contínuo desta Associação, as presenças de nadadores-salvadores em todas as zonas balneares do Concelho, garantindo a segurança e bem-estar de quem frequenta ou visita o Concelho.

“Considerando que nunca é demais a mobilização de esforços na salvaguarda de vidas, investimos este ano um total de 160 mil euros, a fim de reforçamos a qualidade de vida da nossa comunidade. Este esforço conjunto garantiu também a presença de nadadores-salvadores em todas as zonas balneares deste Concelho, um acontecimento de inegável importância para todos nós”, salientou a responsável municipal.

Na ocasião, a autarca destacou igualmente a importância do Campeonato Mundial de Trauma e Desencarceramento que decorrerá, pela primeira vez, nos Açores, tendo a cidade da Praia da Vitória como palco principal, em novembro.

“A realização deste campeonato na nossa cidade é um marco, que engrandece o nome da Praia da Vitória e da nossa Associação Humanitária, ao mesmo tempo que promove a partilha de conhecimentos e experiências que são fundamentais para o desenvolvimento e melhoria contínua dos nossos bombeiros”, adiantou.

O momento solene comemorativo culminou com um profundo agradecimento a todos os bombeiros e a todas as entidades e parceiros que, ao longo de 40 anos, têm contribuído para o fortalecimento desta instituição.

© GC-MPV | Foto: GC-MPV | PE