TOMADA DE POSSE DO NOVO CAPITÃO DO PORTO E COMANDANTE DA POLÍCIA MARÍTIMA DE PONTA DELGADA E VILA DO PORTO

Tomou sexta-feira posse o novo Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Ponta Delgada e de Vila do Porto, Comandante António Carlos Marques Peiriço, rendendo no cargo o Comandante Paulo Alexandre Rafael da Silva.

Segundo nota da Autoridade Marítima Nacional, a cerimónia realizou-se nas instalações do Depósito POL NATO de Ponta Delgada, tendo sido presidida pelo Chefe do Departamento Marítimo e Comandante Regional da Polícia Marítima dos Açores, Comodoro Paulo Conceição Lopes.

A mesma nota refere que, na cerimónia, estiveram presentes a Reitora da Universidade dos Açores, Susana Mira Leal, os Presidentes das Câmaras Municipais de Vila Franca do Campo, Ricardo Rodrigues, da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, e de Nordeste, António Soares, entre outras entidades.

O Capitão-de-mar-e-guerra António Carlos Marques Peiriço nasceu no Lavradio-Setúbal a 04 de fevereiro de 1971, tendo frequentado e concluído os seus estudos básicos e secundários no Barreiro, concelho onde residiu desde tenra idade. Entrou para a Escola Naval em outubro de 1989, onde se licenciou em Ciências Militares Navais – curso de Marinha – no ano de 1995.

Após a sua promoção a Guarda-Marinha, em outubro de 1995, assumiu o cargo de Chefe do Serviço de Comunicações da corveta NRP “Honório Barreto”, a partir de março de 1997, assumiu o cargo de Chefe do Serviço de Navegação da corveta NRP. “Afonso Cerqueira” e, a partir de abril de 1999 foi nomeado para a fragata NRP “Vasco da Gama”. Durante a sua permanência a bordo, o navio participou no Operacional Sea Training (OST), participou na International Force East Timor (INTERFET) e integrou a SNFL.

Em setembro de 2002 conclui a especialização em Hidrografia, iniciada cerca de doze meses antes. Como Oficial especializado, a partir de novembro de 2002, assumiu o cargo de Chefe do Serviço de Hidrografia do Navio Hidrográfico NRP “D. Carlos I” e, a partir de abril de 2005, assumiu o cargo de adjunto do Chefe da Brigada Hidrográfica nº 1.

Em 07 de setembro de 2006, após a frequência do Curso Geral Naval de Guerra, tomou posse como Comandante do NRP Andrómeda, cargo que exerceu até 24 de setembro de 2009.

Em julho de 2010 concluiu o Curso de Estado-Maior Conjunto, iniciado cerca de nove meses antes. Após a frequência do Curso de Estado-Maior Conjunto, desempenhou funções de professor de Comando e Liderança no Instituto de Estudos Superiores Militares, funções que exerceu até agosto de 2013. Entre agosto de 2013 e novembro de 2014 prestou serviço na Divisão de Recursos do Estado-Maior da Armada.

Em 06 de Novembro de 2014, tomou posse como Comandante do NRP Almirante Gago Coutinho, cargo que exerceu até 16 de janeiro de 2017.

Em 12 de abril de 2017, após exercer o cardo de Adjunto do Chefe da Divisão de Hidrografia do Instituto Hidrográfico, tomou posse como chefe da Brigada Hidrográfica.

Entre 5 de março de 2018 e 8 de março de 2021, desempenhou as funções de Adjunto do Chefe do Gabinete do Superintendente do Pessoal.

Em 27 de setembro de 2021, após a frequência do Curso de Aperfeiçoamento em Autoridade Marítima, assumiu as funções de Adjunto do Capitão do Porto de Lisboa e Adjunto do Chefe do Departamento Marítimo do Centro, cargo que exerceu até à data.

Ao longo da sua carreira o Capitão-de-fragata Marques Peiriço recebeu vários louvores e foi condecorado com as medalhas de Mérito Militar de 2ª e 3ª classe, da Cruz de São Jorge de 2ª classe, da Cruz Naval de 2ª classe, por duas ocasiões, de Comportamento Exemplar – Ouro, Medalha Comemorativa de Comissões de Serviço Especiais, com a legenda TIMOR 1999-2000 e da INTERFET.

O Comandante Marques Peiriço é casado com Maria José Saruga Frois Peiriço e tem dois filhos, Tiago Miguel e Rafael António. A família vive na freguesia de Santo António da Charneca, concelho do Barreiro.

© AMN | Foto: AMN | PE