
O TERINOV – Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira organiza nos próximos dias 11 e 12 de outubro, a 5.ª edição do Hack to Emerge. Uma maratona de programação que este ano contará com a participação de 12 equipas, entre as quais uma vinda de Coimbra (Instituto Pedro Nunes), uma de Lisboa (Instituto Superior de Engenharia de Lisboa), entidade parceira do TERINOV, e três vindas da ilha de São Miguel.
O Hack to Emerge trata-se de uma maratona de programação organizada pelo TERINOV que procura promovera criação de soluções digitais que ofereçam resposta a desafios da prementes da sociedade. Pelo terceiro ano consecutivo, o evento contará com o apoio institucional da FLAD – Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, um parceiro que, no entender da organização, reveste de grande credibilidade o evento, atendendo à sua missão social, especialmente no que concerne à promoção internacional da Ciência e Tecnologia.
A 5.ª edição do Hack to Emerge dará especial enfoque à apresentação de protótipos das soluções digitais desenvolvidas pelas 12 equipas participantes, premiando o mérito criativo e a qualidade da componente tecnológica dos projetos a concurso. Também nesta edição esteve novamente disponível o TERINOV VISA, uma iniciativa com o objetivo de promover a participação de uma equipa oriunda de alguma das restantes oito ilhas dos Açores, através da comparticipação dos custos associados à participação no evento.
Pela segunda vez consecutiva, o TERINOV promoveu um roadshow de apresentação do Hack to Emerge em diversas escolas profissionais e na Universidade dos Açores com o objetivo de incentivar a participação de alunos de cursos relacionados com a principais áreas de atuação da maratona, nomeadamente Informática e Programação. Uma iniciativa que resultou na inscrição de duas equipas – uma formada por alunos do Centro de Qualificação dos Açores e outra formada por alunos Licenciatura de Informática da Universidade dos Açores, ambas beneficiárias do voucher TERINOV VISA.
O Hack to Emerge aconteceu pela primeira vez nos Açores em 2020, na sequência do Hack 4 Good, evento introduzido pela Fundação Calouste Gulbenkian e do qual já resultaram mais de 100 ideias. A 5.ª edição da maratona acontece entre 11 e 12 de outubro, no TERINOV.
© TERINOV | Foto: TERINOV | PE
