BLOCO QUER CONHECER CALENDARIZAÇÃO PARA A SUBSTITUIÇÃO DOS VEÍCULOS DEGRADADOS DAS UNIDADES DE SAÚDE DE ILHA

O Bloco de Esquerda (BE) dos Açores quer saber qual a calendarização prevista para a substituição das viaturas das Unidades de Saúde de Ilha e qual a sua distribuição por cada ilha. As perguntas surgem num requerimento enviado ao governo no seguimento das denúncias públicas feitas pelos trabalhadores da USI da Terceira em relação ao péssimo estado em que se encontram as atuais viaturas.

No comunicado de imprensa, sábado enviado às redações, BE/Açores diz que das treze viaturas que pertencem ao parque da USIT, sete estão avariadas e as seis que circulam estão de tal forma degradadas que não só não oferecem condições de segurança aos trabalhadores que as utilizam, como diversas vezes o seu estado põe em causa o normal funcionamento dos serviços.

O Bloco lembra que perante as notícias que vieram a público sobre o estado de degradação de muitas das viaturas das unidades de saúde, a secretária regional da Saúde anunciou a possibilidade de aquisição de 31 viaturas na região até ao final do ano de 2024.

É sobre esta intenção do governo – de comprar 31 viaturas em apenas três meses – que o Bloco considera ser necessário esclarecer os açorianos e as açorianas, nomeadamente em relação à forma como serão distribuídas pelas várias ilhas e qual o orçamento previsto para a compra destes veículos.

© BE/A | PE