MÁRIO RUI PINHO DEFENDE IMPORTÂNCIA DA ARTICULAÇÃO ENTRE AÇORES E MADEIRA NO SETOR DAS PESCAS

O Secretário Regional do Mar e das Pescas, Mário Rui Pinho, defendeu sexta-feira, no Funchal, a importância da articulação entre Açores e Madeira no setor da pesca, elemento necessário para uma boa defesa do setor das pescas no país e na União Europeia (UE).

“As regiões autónomas articulam-se, articulam-se depois com o país, e o país com a UE. No setor das pescas é assim que as coisas funcionam”, sublinhou o governante.

Mário Rui Pinho falava numa convenção sobre pescas nas duas regiões autónomas, encontro que contou hoje com a presença da secretária de Estado das Pescas, Cláudia Monteiro de Aguiar.

O Secretário Regional defendeu, na ocasião, uma “discriminação positiva” de Açores e Madeira “na variabilidade da abundância das quotas”, considerando a “variabilidade natural do ecossistema” de ano para ano.

No que refere às frotas de pescas, Mário Rui Pinho foi perentório: “temos frotas que precisam de ser renovadas, sobretudo as que têm cascos de madeira, que não são economicamente viáveis. Temos esta reestruturação do setor para fazer”.

Já sobre a comercialização e transformação, o governante reconheceu que existem um “conjunto de matérias” a trabalhar com a República e a União.

© GRA | Foto: SRMP | PE