
Em Despacho assinado ontem, dia 01 de outubro de 2024, a presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, decretou um dia de luto municipal, no dia 02 de outubro, pelo falecimento de Rodolfo Paulo Silva Lourenço Franca, “como forma de homenagem póstuma, pela dedicação e empenho, em prol da comunidade praiense”.
“Durante este período as bandeiras serão hasteadas a meio-haste em todos os edifício Municipais, expressando neste momento de profunda dor e perda, em meu nome pessoal, como em nome do Município, o meu profundo pesar, bem como a sentida solidariedade, junto dos familiares”, lê-se no despacho assinado por Vânia Ferreira e divulgado nas plataformas digitais da autarquia.
Professor de formação, Rodolfo Franca foi eleito deputado pelo círculo eleitoral da ilha Terceira pela lista do Partido Socialista, exercendo funções na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores na XII Legislatura, entre 16/11/2020 e 21/02/2024, tendo pertencido, à Comissão de Assuntos Sociais. Enquanto deputado, pautou a maioria das suas intervenções, com assuntos relacionadas com a Educação nos Açores.
Desempenhou ainda, na presente legislatura aujtárquica, em regime de substituição, o cargo de Deputado Municipal na Assembleia Municipal da Praia da Vitória, sendo também membro efetivo da Comissão Municipal de Trânsito e do Conselho Municipal de Segurança.
Também o presidente do PS/Açores, Francisco César, lamentou esta quarta-feira, o falecimento do antigo deputado do PS.
“Foi um cidadão e político que se distinguiu pelo seu permanente empenho e pela sua grande capacidade de sentido cívico para com a nossa terra. É, por isso, com grande consternação e sentido pesar que recebi a notícia do seu falecimento”, diz Francisco César, citado na nota de pesar enviada às redações.
“Neste momento de tristeza, é com consternação que, em nome dos socialistas açorianos, endereço à sua família e aos seus mais próximos o nosso voto de pesar”, lê-se, por último, na nota de pesar do presidente dos socialistas açorianos.
Rodolfo Franca era casado e pai de dois filhos.
© CMPV—PS/A | PE
