CÂMARA DA HORTA DÁ “PONTAPÉ DE PARTIDA” PARA A EXECUÇÃO DO PROGRAMA GENESIS NA ILHA DO FAIAL

A Câmara Municipal da Horta participou, através do Vereador Eduardo Pereira e do técnico Hugo Pacheco, na reunião de início dos trabalhos do projeto GENESIS- Geologically EnhancedNaturE-based Solutions for climate change resiliency ofcritical water InfraStructure, que decorreu na cidade de Madrid, entre os dias 24 e 26 de setembro, no Instituto Geológico y Minero de España.

O GENESIS é um programa financiado pela Comissão Europeia, que assenta na apresentação de soluções baseadas na natureza dos locais onde decorrerão os Demonstradores, apoiando as entidades envolvidas a fazer face às vulnerabilidades decorrentes das alterações climáticas e que afetam os sistemas dependentes das águas subterrâneas.

O Município da Horta sedeará um dos 9 Demonstradores do projeto, a par da ilha da Madeira, Santiago, em Cabo Verde, e das ilhas de Gran Canaria e La Palma, nas Canárias. No caso do Demonstrador da ilha do Faial, o mesmo permitirá a intervenção no Furo das Cancelas, responsável pelo abastecimento à freguesia de Castelo Branco, Capelo e Feteira.

Segundo o Vereador Eduardo Pereira, “a intervenção aprovada será liderada pelo Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) e consistirá no aproveitamento da água da chuva, que após tratamento físico e químico, será sujeita a um processo de injeção no sistema aquífero onde está localizado o Furo das Cancelas”.

O responsável municipal pela área das águas salientou ainda que “atualmente a água deste furo pode ser consumida, mas possui cloretos de sódio acima do valor limite, pelo que um dos desideratos do atual executivo é de garantir, às freguesias de Castelo Branco, Capelo e Feteira, a distribuição de água com a mesma qualidade da distribuída a toda a população da ilha”.

Em termos técnicos, Eduardo Pereira adiantou também que “neste momento irão dar-se início aos estudos de caracterização hidrogeológica da região de intervenção, bem como será dado início aos trabalhos técnicos de preparação para a adução da água pluvial e de preparação para a construção dos furos de injeção”.

O Vereador informou que “aproveitou o momento para fazer também a primeira reunião com o grupo de trabalho do demonstrativo 7, cuja equipa é composta por membros da Câmara Municipal da Horta, Laboratório Nacional de Energia e Geologia, Empresa TRISOLARIS e Federação Europeia de Geólogos.

Este será um projeto pioneiro, onde se prevê a melhoria do teor de sais dissolvidos na água atualmente distribuída, prevendo-se que a tipologia de intervenção possa vir a ser replicada noutras ilhas dos Açores e da Macaronésia.

© CMH | Foto: CMH | PE