
A Câmara Municipal da Praia da Vitória procedeu ao reforço da sinalização horizontal na Estrada Militar, (esta não me surpreende, visto ser a mais bem cuidada em todo o seu contexto, tanto pela Câmara como pela Junta de Freguesia de Santa Cruz…) Estrada 25 de Abril e Avenida Paço do Milhafre.
Para uma Câmara cujos munícipes da sua cidade, apelidavam de não fazer nada, está agora fazendo alguma coisa! Pelo menos, tornando mais brancas algumas entradas para a cidade…
Como sempre nestas situações surgem os louvores e também as críticas ou apelos, a que se faça o mesmo noutras vias, como por exemplo, a Vitorino Nemésio, a qual está precisando urgentemente que se cuide da sua sinalização horizontal, principalmente quando caminhamos para o Inverno, época de nevoeiros e de muito pouca visibilidade.
Ambos têm razão! Tanto os que louvam como os que criticam. É um direito próprio de cidadania, entregue aos cidadãos, pela conquista da democracia para o nosso país.
Como munícipe atento e habituado a fazer as duas coisas, (louvar ou criticar) parece-me oportuno fazer alguma diferenciação no que respeita à Via Rápida, considerando que a mesma, é da responsabilidade da Secretaria com a tutela das Obras Públicas, cuja delegação na Ilha terceira, foi concedida à Ex-Vereadora da CMPV Otília Martins, que pela sua dinâmica e capacidade de liderança, deixou saudades a muitos munícipes da nossa cidade.
Poderão agora os meus leitores perguntar, mas porquê essa diferenciação, se a sinalização da via rápida é de uma necessidade URGENTE?
Convém talvez recordar que a nova Delegada (Otília Martins), começou exercendo esse cargo a apenas dois meses! O problema da referida sinalização já se nota há vários anos, inclusive, aquando da permanência de governos anteriores. Sei que existe essa vontade, a qual acredito será para breve, mas nem tudo pode ser feito ao mesmo tempo, considerando ainda que as verbas para a execução provêm da vontade da Secretaria da Drª. Berta Cabral e, como diz o nosso povo, “sem ovos não se fazem omeletes”…
Mesmo com poucos ovos… Muita coisa se vai fazendo na nossa Ilha, desde a entrada da nova delegada!
Ao circularem na via rápida, no sentido Angra/Praia, reparem como estão ficando as bermas da estrada. Prestem também atenção aos caminhos de apoio aos agricultores, com os seus prédios junto à mesma via. Perguntem à Junta de Freguesia das Fontinhas, do Porto Judeu e, agora, recentemente de São Brás (por sinal, Junta do Partido Socialista…) o que pensam da execução constante da nova Delegada, mesmo com fracos recursos? Muito mais obra se estará fazendo por esta Ilha, mas só posso mencionar ou louvar aquilo que vou constatando.
Diziam os munícipes da Praia da Vitória, que não se fazia nada na nossa cidade. Agora já se regalam vendo algumas ruas mais brancas… Dirão decerto os Terceirenses, que enquanto a tinta não chega para sinalizar a via rápida, outras prioridades paradas há tantos anos, no momento estão sendo executadas.
Tudo a seu tempo! A entrada para as duas cidades vai também ficar mais branca…
Fernando Mendonça
