
A Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória (CMPV) considera que a realização da Gala do Desporto Açoriano na Praia da Vitória celebra a dimensão desportiva do Concelho.
Intervindo na abertura da cerimónia, que decorreu na noite de terça-feira, dia 24, no Auditório do Ramo Grande, Vânia Ferreira destacou que essa dimensão se comprova pelo número de clubes e atletas praienses.
“O Desporto é uma das áreas estratégicas para o Município da Praia da Vitória. O número de clubes e de atletas no Concelho demonstra a vitalidade da atividade desportiva na Praia da Vitória. Um mérito que é dos clubes, dos seus dirigentes e de cada atleta e não da Autarquia. A nós, enquanto gestor do bem comum, cabe-nos apoiar. Fazemo-lo anualmente através do regulamento municipal de apoio aos agentes desportivos, distribuindo mais de 150 mil euros de apoios à formação e às equipas principais em variadas modalidades que se praticam neste território. E temos procurado fazê-lo de forma célere e desburocratizada, contribuindo para que o quotidiano financeiro dos clubes não sofra complicações por nossa causa. É esse o nosso compromisso”, enfatizou.
“Mas apoiamos muitos outros eventos desportivos, de forma financeira ou logística, contribuindo para que ocorram sem entraves. Da náutica ao futebol, das modalidades individuais às coletivas, temos procurado dizer presente em todos os momentos, porque acreditamos que o Desporto, para lá da sua componente competitiva, é um dos caminhos para hábitos de vida saudáveis, o que resulta em melhores índices de qualidade de vida. Saúde e exercício são peças-chave nas políticas e estratégias de desenvolvimento que queremos para o Concelho. E são também geradores de valores comunitários e de cidadania”, explicou a autarca praiense.
Na sua intervenção, que antecedeu a do Presidente do Governo dos Açores, a Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória destacou o mérito dos atletas açorianos, decorrente do esforço físico, mental, profissional e familiar que é subjacente aos resultados desportivos.
“Celebramos [nesta Gala] também o esforço pessoal de cada um; esforço que nem sempre é meramente físico. Por vezes, é financeiro; outras tantas é do foro familiar ou profissional. É mais do que justo recordar esse compromisso com a modalidade. E é de enaltecer o exemplo que cada atleta representa na nossa sociedade. Mas permitam-me que estenda este enaltecimento também aos seus familiares, os quais, de uma forma ou de outra, acabam por ser afetados pelo esforço necessário a cada atleta desta Região”, frisou Vânia Ferreira.
© GC-MPV | Foto: GC-MPV | PE
