
O PSD/Terceira respondeu quinta-feira, em conferência de imprensa, às considerações do PS sobre o Turismo na ilha, afirmando o turismo na Terceira vive um “momento histórico”, registando recordes de dormidas e receitas, o que desmente “o pessimismo constante do Partido Socialista”.
“Os números não enganam: a Terceira nunca registou tantas dormidas, tantos passageiros e tão elevado volume de receitas. O Turismo na Terceira vive um momento histórico, o que desmente o pessimismo constante do Partido Socialista”, afirmou, citado em nota de imprensa o partido, Paulo Gomes, da Comissão Política de Ilha da Terceira do PSD/Açores.
O dirigente social-democrata falava numa conferência de imprensa conjunta com a estrutura de ilha do CDS-PP sobre a atividade turística e as ligações aéreas na Ilha Terceira.
Paulo Gomes realçou que as estatísticas do setor demonstram que “2023 foi o melhor ano de sempre para o Turismo na ilha Terceira e 2024 caminha para ultrapassar os números do ano passado”.
A título de exemplo, o dirigente e deputado social-democrata apontou a evolução favorável da receita do setor do Turismo na ilha Terceira que, “só nos primeiros sete meses deste ano, já faturou quase 12 milhões de euros, praticamente tanto como em todo o ano de 2019, no final da governação socialista”.
De acordo com Paulo Gomes, outro dado “que desmente o pessimismo constante do PS é a comparação entre os meses de junho e julho de 2024, relativamente ao período homólogo de 2019”.
“Este ano, neste período, o turismo na ilha Terceira faturou o dobro de 2019”, sublinhou.
O dirigente do PSD/Terceira destacou que “estes são os resultados do esforço dos empresários e trabalhadores terceirenses do setor turístico, bem como o fruto da estratégia acertada do Governo da Coligação PSD/CDS/PPM”.
Pese embora o facto de se registarem números recorde no setor e do aumento das ligações aéreas com o exterior no próximo inverno, “o Partido Socialista teima em puxar a Terceira para baixo”, lamentou.
“O PS pode ter mudado de liderança, mas continua prisioneiro do seu pessimismo constante e incapaz de apresentar soluções para a ilha Terceira e para os Açores”, atirou.
Paulo Gomes salientou ainda o “planeamento atempado que o Governo dos Açores tem realizado em prol da ilha”, nomeadamente no que diz respeito ao próximo ‘Inverno IATA’.
Na nota de imprensa, o PSD recorda que a ilha Terceira terá uma nova ligação com Nova Iorque, seis ligações semanais com o Porto, 19 ligações com Lisboa, para além da ligação a Boston.
Na última quarta-feira o PS/Terceira, em conferência de imprensa, acusou o Governo Regional do PSD/CDS-PP/PPM de “inação e desinteresse” para com o desenvolvimento turístico da ilha, sobretudo durante o inverno IATA, numa situação que coloca em risco “a sustentabilidade das empresas e os investimentos realizados nos últimos anos no reforço da oferta turística da ilha”.
Segundo disse Luís Leal, membro do Secretariado do PS/Terceira e deputado regional, a perda comparativa de importância da ilha no contexto do turismo regional, nomeadamente nas ligações aéreas internacionais de e para a ilha, tem sido uma preocupação manifestada pelos empresários locais, “e à qual o PS/Terceira naturalmente se associa”.
“Esta realidade acentua-se profundamente na época baixa, tornando a sazonalidade muito longa e acentuada, de acordo com as empresas do setor”, frisou o socialista, para lamentar a total ausência de estratégia do Governo Regional em matéria de ligações aéreas de e para a ilha, nomeadamente entre 27 de outubro e 29 de março, o denominado inverno IATA.
Luís Leal realçou que a realidade de hoje no que diz respeito à oferta hoteleira é bem maior que a dos últimos anos, no que diz respeito ao número de camas, e aos novos investimentos em restauração e animação turística.
“O atual Governo não consegue responder ao esforço das empresas terceirenses. Ao não aumentar proporcionalmente a oferta de voos internacionais, face ao que existia, por exemplo, ao início de 2020”, apontou.
Na conferência de imprensa, o PS/Terceira através de Luís Leal lamentou, ainda, que no próximo inverno IATA, a SATA tenha anunciado mais ligações diretas entre a cidade do Porto e os Estados Unidos e Canadá do que para a ilha Terceira.
© PSD/A | Foto: PSD/A | PE
