PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DA PRAIA ANUNCIA EXPO PRAIA PARA 2025

A Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória anunciou a realização da Expo Praia – Feira de Atividades Económicas da Praia da Vitória no primeiro semestre de 2025.

Intervindo na sessão de encerramento das I Jornadas Económicas da Praia da Vitória, que decorreu na noite de domingo, dia 15, Vânia Ferreira sublinhou tratar-se de um evento promocional do comércio e das empresas locais, em conformidade com o compromisso municipal com os empresários praienses de dinamização de feiras e eventos promocionais.

“Em 2025, em parceria com a Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo, organizaremos esta feira que promove o nosso comércio e as nossas empresas, numa montra que é muito atrativa para os terceirenses. Entendemos que é uma montra muito importante para que o público conheça a oferta dos nossos comerciantes e estes promovam os seus negócios”, anunciou a autarca praiense.

“Além disso, queremos dinamizar outras atividades de promoção do nosso comércio e das nossas empresas. Estamos totalmente disponíveis para apoiar e incentivar parcerias com as empresas locais. Esse é um compromisso que aqui renovo perante vós”, garantiu.

“Como também é nosso compromisso dinamizar, já em novembro, a Black Friday, que dará arranque à programação natalícia que a Câmara Municipal organiza este ano. O nosso foco é continuar a ter a animação natalícia na cidade como atrativo para que os praienses e os terceirenses visitem o nosso comércio e frequentem a cidade. Daí que deixe o desafio a todos os comerciantes para prepararem as suas montras e os seus espaços para cativar ainda mais os consumidores. Teremos o primeiro Desfile de Natal logo no início de dezembro. Teremos também a Praça e as ruas da cidade engalanadas e decoradas para o Natal, e um espaço de convívio no centro da cidade, com animação frequente, sobretudo nos fins-de-semana, envolvendo as Freguesias e entidades locais. Acreditamos que as dinâmicas que estão a ser organizadas serão um atrativo importante e catalisador para o comércio local”, adiantou a Presidente o Município.

O anúncio ocorreu na sessão de encerramento das I Jornadas Económicas da Praia da Vitória, que a Autarquia promoveu a 14 e 15 de setembro no Auditório do Ramo Grande, com dois painéis com vários intervenientes que analisaram e debateram os desafios atuais da economia local.

“Este fórum é para continuar. É para continuar porque está provado que os empresários e os decisores precisam de continuar a trocar ideias e visões sobre o rumo da nossa Economia; é para continuar porque o debate fortalece os setores, criando massa critica; é para continuar porque as conversas aqui mantidas neste fim-de-semana demonstram que a vitalidade e desenvolvimento da nossa estrutura empresarial comporta também a promoção da avaliação e da análise crítica”, prometeu Vânia Ferreira.

Frisando a resiliência dos empresários locais, “duplamente penalizados pelos constrangimentos à sua atividade e pela insularidade”, a autarca frisou a importância de acabar com ideias feitas e preconceitos e de enaltecer o papel social e económico dos empresários praienses.

“Os nossos empresários são agentes ativos na dinamização social e económica local. Pensem no papel de várias empresas e negócios nas nossas freguesias, Vila e Cidade. Pensem no emprego criado; nas dinâmicas de desenvolvimento geradas; nos contributos e apoios dados a eventos e instituições locais; pensem em tudo o que cada negócio e cada empresa gera na vossa Freguesia, neste Concelho ou nesta ilha. As nossas Pequenas e Médias Empresas são agentes ativos de desenvolvimento; são construtoras de Comunidade; são motores de progresso que urge apoiar”, argumentou, exemplificando com a desburocratização, a constância fiscal ou o atendimento e acompanhamento personalizados aos negócios e investimentos.

“Temos procurado fazê-lo na Autarquia. Quer pela digitalização dos serviços, quer pela implementação e atualização constante da qualidade do serviço, com tempos de resposta e procedimentos cada vez mais claros e precisos. Sabemos que há muito caminho a percorrer. Mas estou convicta de que estamos no caminho certo”, enfatizou.

Na sessão de encerramento, participaram o Presidente da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo, Marcos Couto, e o Diretor Regional da Organização, Planeamento e Emprego Público, Délio Borges, em representação do Governo dos Açores.

© GC-MPV | Foto: GC-MPV | PE