PAN/AÇORES NÃO CONCORDA COM NOME INDICADO PARA PROVEDOR REGIONAL DO ANIMAL

O PAN/Açores considera que o nome indicado para desempenhar as funções de Provedor Regional do Animal desvirtua a intenção do legislador, visto que a experiência profissional da pessoa indicada está intimamente ligada à fileira do leite, em prejuízo das demais áreas da proteção e bem-estar animal.

No entender do Partido, a nomeação da figura do Provedor Regional não está alinhada com os princípios de proteção e bem-estar animal, desvirtuando os objetivos a que o projeto se propõe, levantando dúvidas em relação à imparcialidade e ao efetivo compromisso para com o respeito dos direitos de todos os animais, sejam eles animais de companhia ou de produção, sem prejuízo de enfraquecer a confiança da sociedade quanto às decisões tomadas.

Na nota enviada às redações, o Partido relembra que a medida do PAN/Açores para criação do Provedor Regional – aprovada por unanimidade em 2021 – foi uma conquista de elevada importância para a promoção e proteção dos direitos dos animais, pelo que a escolha do profissional indicado para ocupar o cargo deve refletir um compromisso genuíno para com esta causa, que, no entender do Partido, não parece estar, por ora, a ser assegurado.

 “A nomeação indicada pelo Governo Regional é mais uma tentativa de agradar a interesses específicos e não uma verdadeira preocupação com o bem-estar animal. Uma vez mais, aqui se revela a parcialidade deste Executivo, condicionada por vínculos e lobbies de determinados sectores”, afirmou o Deputado Pedro Neves, citado na referida.

Na sessão plenária de ontem, ultimo dia da sessão legislativa de setembro, forma eleitos vários nomes para diversos órgãos de nomeação do parlamento regional, entre eles, o de Dagmar Sampaio para Provedor Regional do Animal.

© PAN/A | Foto: PAN/A | PE