
O poeta popular praiense Fernando Mendonça apresenta, esta sexta-feira, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, o livro “Contos, Lendas e Narrativas” de José T. Morais.
A obra, Inicialmente idealizada para ser apresentada ao público terceirense na Praia da Vitória, preferencialmente aquando da realização do festival literário “Outono Vivo”, acabou por rumar até à cidade património mundial, após bom acolhimento do executivo angrense e algumas “reticências” apresentadas pela edilidade praiense, sendo apresentado esta noite pelas 20:00 horas.
José António Teixeira Morais nasceu em Sanhoane, Santa Marta de Penaguião, em 1961. Aos vinte anos, ingressou na Força Aérea Portuguesa, especializando-se em Controlo de Tráfego Aéreo Militar, sendo destacado para a Base Aérea N.º 4, nas Lajes. É desta colocação que nasce uma especial e afetiva relação com a ilha Terceira e particularmente com o concelho da Praia da Vitória, que ainda hoje perdura.
Após a aposentação, dedicou-se à escrita, destacando-se nas crónicas sobre história e incidentes de tráfego aéreo e outras vertentes da vida castrense. Seguiram-se o romance, os contos e, por fim, a poesia.
“Contos, Lendas e Narrativas” é a sexta obra do autor, todas editadas pela editora “Cordel D’Prata”.
Segundo a sinopse da obra, este livro é um conjunto de “história que nos transporta para o mundo rural de Trás-os-Montes no século XX. O Marão, as ‘fragas’ que Miguel Torga nos descreve e o Douro Vinhateiro, compõem a paisagem destas pequenas histórias e transporta-nos para a vida difícil das gentes, fala-nos de histórias do imaginário rural, narrativas de pessoas, viagens e lugares”.
“Contos, Lendas e Narrativas” é como se disse a sexta obra do escritor. Antes, José T Morais escreveu: “Aventuras e Desventuras de um abiador da lusolândia”; “A primeira vez”; “(Meu amor das) Ilhas de Bruma”; “Poemas diluídos no esquecimento”; “Amar-te-ei até te matar”.
Fernando Mendonça é um poeta popular praiense com especial relevância nas redes sociais, onde para além da poesia — sua grande paixão — partilha opiniões e reparos sobre a vida quotidiana, num nobre exercício de cidadania. É também colaborador regular em espaços de opinião na imprensa terceirense (impressa e digital), participando com frequência no espaço de poesia do “Jornal da Praia” do qual foi um dos mentores.
© PE
