O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia apresentou, ontem, a proposta para criação do Prémio Literário Vitorino Nemésio, iniciativa que “pretende homenagear este poeta e escritor açoriano, perpetuando no tempo o seu nome e com ele elevando a cultura da nossa Região”.
“Este prémio visa também contribuir para a compreensão da importância da açorianidade na cultura portuguesa e incentivar a criação literária, ao mesmo tempo que se fomenta o gosto pela leitura e pela escrita”, afirmou o Presidente da Assembleia durante a sua audição na Comissão de Assuntos Sociais da Assembleia Legislativa, realizada pela manhã, através de meios telemáticos.
Na ocasião, o Presidente do Parlamento açoriano sublinhou que “esta iniciativa, que se espera que inicie já em 2025, surge no seguimento de uma orientação que tem sido seguida pelas várias Presidências da Assembleia Legislativa e consolidada nesta de investimento no sector cultural”, referindo a título do exemplo, a inauguração do Museu do Parlamento e da Biblioteca Álvaro Monjardino, “dois exemplos de valorização do nosso património cultural e histórico”.
O prémio apresentado tem uma periodicidade anual e atribuirá ao vencedor um valor pecuniário de 2 500,00 euros, tratado como rendimento de propriedade intelectual, bem como a publicação de até 300 exemplares da obra. O autor premiado terá, ainda, direito a 10% dos direitos de autor da edição do livro.
Recorde-se que a Proposta de Resolução n.º 4/XIII – “Prémio Literário Vitorino Nemésio” já tinha sido relatada na anterior Legislatura, acabando por não ser apresentada em sessão plenária, na sequência da dissolução da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.
© GRA | PE
