
O Governo dos Açores vai conceder tolerância de ponto em 08 de outubro aos trabalhadores da Administração Pública Regional dos serviços sediados na Terceira, devido aos festejos de Nossa Senhora do Rosário na vila das Lajes.
O despacho da presidência do Governo Regional, publicado terça-feira em Jornal Oficial, determina a tolerância de ponto na denominada “Terça-feira das Lajes” tendo em conta que as manifestações religiosas e culturais realizadas nesta data “beneficiam de uma forte adesão e participação por parte dos residentes na ilha Terceira”.
O executivo (PSD/CDS-PP/PPM) salienta que a exceção vai para “os trabalhadores dos serviços e organismos que, por razões de interesse público, devam manter-se em funcionamento naquele período, em termos a definir pelo membro do Governo Regional competente”.
Os dirigentes desses serviços “devem promover a equivalente dispensa do dever de assiduidade dos respetivos trabalhadores, em dia a fixar oportunamente”, é referido ainda no despacho assinado pelo presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro.
São destacados no documento “os fundamentos históricos e culturais associados a esta data” para justificar que “se atribua relevância a este dia, conferindo-lhe importância social e económica através da concessão de tolerância de ponto, tal como já aconteceu no ano transato”.
As festas na vila das Lajes, popularmente conhecidas como “Rosairinhas”, decorrem este ano, de 05 a 12 de outubro, subordinadas à temática “Portugal, minha Terra”. Uma das atrações principais das festividades é o bodo de leite que se realiza na terça-feira, conhecida como “Terça-feira das Lajes”.
© Lusa | PE
