
Em ofício dirigido à Senhora Secretária Regional da Saúde e com conhecimento ao Senhor Presidente do Governo Regional dos Açores, o Presidente da Câmara de Santa Cruz das Flores, dá nota da sua preocupação com o sistema de evacuações aéreas na ilha das Flores.
Em nota divulgada ontem na página de Facebook do município, hoje consultada pelo Praia Expresso, José Carlos Mendes, afirma que o sistema de evacuações aéreas “tem sido comprometido pela falta de tripulações” e que a eficiência e prontidão do sistema de evacuações “é essencial para garantir a segurança e a rápida resposta em situações de urgência”, sobretudo numa ilha como as Flores, em que o hospital mais próximo fica no mínimo a cerca de uma hora de viagem.
Na missiva o edil, eleito pela lista do PS, lamenta que devido “à escassez de tripulações”, se tenha “assistido a um aumento significativo no tempo de resposta”.
O autarca florentino exemplifica com uma evacuação solicitada às 22h00 do dia 29 de julho, que “só se realizou no dia seguinte (30 de julho) pelas 07h00 da manhã”.
Outro caso é apontado, ocorrido no dia 27 de agosto, onde pelas 22h25 foi solicitada uma evacuação, que “só se veio a realizar no dia 28, pelas 8 horas”.
Em ambos os casos, a demora foi justificada por “falta de tripulação e/ou equipamento”.
Ora, sustenta José Carlos Mendes, “esta situação não só coloca em risco a vida das pessoas que necessitam desses serviços, como também compromete a confiança da população na eficiência das operações de evacuações aéreas”.
Perante este cenário, o autarca apela ao Governo Regional “que sejam adotadas medidas urgentes para a melhoria do sistema de evacuações aéreas na Ilha das Flores”.
© CMSCF | Foto: CMSCF | PE
